SAD implanta nova ferramenta para facilitar o Cadastro de Fornecedores
Para aumentar a celeridade e a eficiência nas contratações públicas, a Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Gerência de Suporte as Contratações Públicas (GESUC), implantará uma ferramenta de peticionamento eletrônico para o Cadastro de Fornecedores do Estado de Pernambuco (CadFor). Operacionalizado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a funcionalidade entrará em operação na próxima segunda-feira (03 de junho).
A novidade permitirá às empresas, cadastradas como usuários externos no SEI, iniciar processos ou inserir documentos em processos já existentes de forma simples e ágil. Desta forma o peticionamento eletrônico permitirá que os próprios fornecedores do Governo do Estado enviem os documentos em formato digital, individualmente, como um checklist, evitando inconsistências e retrabalho.
Além disso, a ferramenta aumenta a celeridade na execução das atividades e encaminhamentos internos dos servidores da SAD. “Temos um ganho importante com essa ferramenta em termos de fluidez e rastreabilidade, uma vez que as etapas internas foram aperfeiçoadas e sintetizadas, agilizando o fluxo do início ao fim”, ressalta Nayllê Siqueira, secretária Executiva de Contratações Públicas da SAD, área responsável pelo CadFor.
Para o gerente de Suporte às Contratações Públicas, Pedro Leite, “o objetivo principal desta inovação no Cadastro de Fornecedores (CADFOR) é proporcionar uma experiência mais independente aos fornecedores, permitindo que eles próprios gerenciem e acompanhem seus processos de cadastro. Esta mudança não apenas otimiza o procedimento de inscrição no cadastro de fornecedores, mas também confere maior autonomia aos usuários externos, reduzindo a dependência de canais de comunicação tradicionais, como e-mails”, afirmou.
A chefe do Núcleo de Inovação de Serviços ao Cidadão da SETD, Vanessa Cândido, enfatiza os ganhos de produtividade com a digitalização do processo. “O peticionamento eletrônico possibilita que o cidadão dê entrada em processos de forma 100% digital, sem a necessidade de se dirigir ao órgão. Agilizamos o retorno dos processos para os cidadãos e temos um melhor controle das solicitações por meio de indicadores”, destaca.
No site da SAD, em Cadastro de Fornecedores, há um Guia explicativo sobre o novo fluxo, bem como instruções de cada etapa e acesso.
Sobre o peticionamento eletrônico — A ferramenta possibilita que pessoas cadastradas e habilitadas como usuárias externas do SEI possam iniciar processos ou inserir documentos em processos que já existem. Atualmente, o peticionamento eletrônico já está disponível para processos de Usucapião Extrajudicial.
Sobre o SEI — O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Em Pernambuco, a gestão da ferramenta é compartilhada entre a SAD e a ATI.
Assessoria de Imprensa