TI Barro recebeu ação contra importunação sexual nos ônibus
Se uma pessoa sofrer importunação sexual dentro ônibus ou perceber alguém sendo vítima deste tipo de abuso, você sabe que atitude tomar? Dando continuidade às ações de enfrentamento ao combate a importunação sexual, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, com objetivo de alertar a população, realizou nesta quarta (05), no Terminal Integrado do Barro, ação educativa com foco na denúncia desta prática criminosa nos números da Polícia Militar – 190, ou do Grande Recife – 0800.081.0158. Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria luxúria ou a de terceiro, é considerado importunação sexual, com pena de reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, previsto na Lei nº 13.718, de 2018.
No local, técnicos de educação e fiscalização do CTM realizaram distribuição de panfletos e esclareceram aos usuários de ônibus como identificá-las, evitá-las e denunciá-las a importunação e assédio sexual. Além disso, foi disponibilizado material de enfrentamento à importunação sexual para que as empresas permissionárias distribuam na frota ônibus dentro da Região Metropolitana do Recife – RMR, e também serão entregues em todos os Terminais Integrados do Estado.
Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, destacou que a ação tem como foco promover a conscientização de uma cultura sobre o respeito, igualdade e dignidade para todas as pessoas, principalmente as mulheres. “O respeito é um direito fundamental. É de grande importância que as mulheres denunciem, pois, assim, podemos garantir que seja feita justiça e que o ambiente nos transportes coletivos seja mais seguro. Se você for vítima ou presenciar um caso de importunação sexual, procure o motorista e informe sobre o ocorrido imediatamente, que eles vão orientar sobre como se deve agir”.
Além disso, ao longo do ano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM dará continuidade às ações no enfrentamento a prática criminosa de surf e amorcegamento no ônibus, quando são distribuídos panfletos à população, além de mini palestras proferidas pelos educadores e fiscais com objetivo de alertar sobre os riscos de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus; gentileza nos ônibus, e respeito aos idosos dentro dos coletivos. A campanha é uma forma de chegar junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem essa prática. Estão sendo mapeados quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato. São ações que colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus.
Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.
Assessoria de Imprensa – Jô Lima