Encerrando o mês “Junho Violeta”, TI Igarassu recebeu ação de respeito aos direitos dos idosos nos ônibus
Encerrando os eventos do “Junho Violeta”, mês de conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, realizou ação educativa no Terminal Integrado de Igarassu, na manhã de hoje (26), quando técnicos de educação e fiscalização realizaram panfletagem e proferiram mini palestra alertando os usuários sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa e a importância da denúncia, lembrando a garantia dos direitos, segurança e cuidados com os idosos, principalmente no transporte público.
Por solicitação do Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, técnicos de vistoria do Consórcio participaram da ação analisando os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular – PEV, assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente foram autuados e determinados seu recolhimento. “É de grande importância divulgar o máximo possível os direitos da pessoa idosa. Enquanto poder público precisamos fazer a nossa parte de educar e alertar os cidadãos para que os idosos não tenham seus direitos violados. É por isso que estamos aqui, buscamos fazer cumprir o que rege o Estatuto do Idoso, mas não adianta só ter lei, precisamos que as pessoas se sensibilizem, respeitem e tenham comportamento prudente, seja enquanto pedestre ou motorista. Ressaltamos que os motoristas devem evitar a queima de parada; atenção ao abrir e fechar as portas; no embarque e desembarque para evitar acidentes, lembrando que, todos os assentos do veículo são preferenciais”, destacou Freitas.
Já para o conselheiro Francisco José de Lima, do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, a falta de respeito para com os idosos não ocorre apenas no transporte público, acontece dentro da própria família, por meio de violência patrimonial e financeira, maus tratos e abandono. “Essa ação é a oportunidade ideal para ressaltar a importância do cuidado com a terceira geração, dentro e fora dos ônibus, além de verificar se a acessibilidade e gratuidade estão sendo respeitadas no transporte público. Com isso, esperamos que os usuários e rodoviários compreendam a importância de respeitar os idosos”.
A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violências cometidas contra a pessoa idosa. A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.
Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.
Fotos Paulo Maciel // Grande Recife Consórcio de Transporte
Assessoria de Imprensa – Jô Lima