Prefeitura do Recife requalifica Caps René Ribeiro em Afogados
O serviço de saúde passou por ampla reforma, com um investimento de R$ 1,6 milhão, ampliando de um para cinco o número de consultórios
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta sexta-feira (22), a requalificação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Espaço Travessia René Ribeiro, no bairro de Afogados. Com a reforma do piso ao teto, fruto de um investimento de R$ 1,6 milhão do Programa Recife Cuida da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), foi possível quintuplicar a quantidade de consultórios, o que proporcionará um aumento médio de 25% na capacidade de atendimento, além de tornar a unidade totalmente acessível a pessoas com deficiência. O prefeito João Campos realizou a entrega, ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.
“Realizar uma expansão e requalificação deste porte é muito importante, pois assim conseguimos proporcionar o atendimento qualificado em um ambiente adequado, além do uso da tecnologia, com o prontuário eletrônico. Já são 12 CAPS requalificados e temos certeza que vamos seguir avançando em todas as áreas da saúde, focando no paciente e no cuidado ao usuário do SUS”, garantiu o prefeito durante a entrega.
Antes das melhorias, o Caps René Ribeiro contava com apenas um consultório; agora, dispõe de cinco, destinados ao atendimento multiprofissional. Com isso, espera-se que o número de usuários cadastrados passe de 240 para 300.
“Para além deste aumento, que vem para suprir uma demanda extremamente necessária, temos como grande ganho um acolhimento e uma admissão mais humanizados para as pessoas em crise. A criação de duas áreas de repouso, para pacientes medicados e muitas vezes em estado de saúde debilitado, por exemplo, é fundamental”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Entre as principais ações de infraestrutura, estão a acessibilidade, com indicações de piso de alerta direcional, rampas adequadas e rebaixamento de meio fio na calçada; quatro novos consultórios; a criação de áreas de repouso masculino e feminino para pacientes sob efeitos de medicamento; e a inserção de uma janela entre a sala de aplicação de medicamentos e a farmácia da unidade, facilitando a dispensação de remédios e demais insumos.
Elis Monteiro, 41, é Gerente Operacional da Unidade René Ribeiro e notou diferenças importantes na dinâmica de atendimentos. “Nossa capacidade de acolhimento mudou muito, hoje conseguimos oferecer um atendimento mais humanizado, com uma casa adequada e que consegue oferecer conforto, tanto para os usuários quanto para os profissionais”, disse ela.
Destinado ao atendimento de pessoas de ambos os sexos que apresentem problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, o Caps René Ribeiro funciona de portas abertas, ou seja, sem necessidade de agendamento, e oferece serviços como acolhimento, triagem, oficinas terapêuticas, atendimento individual e familiar, atendimento psiquiátrico e clínico, além de visita familiar. Sua equipe é composta por profissionais nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem e farmácia. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 21h.
O Caps René Ribeiro é o 12º requalificado desde 2021, a exemplo do Luiz Cerqueira, em Santo Amaro; Clea Lacet, no Bongi; CPTRA, na Tamarineira; David Capistrano, no Ipsep; o Zaldo Rocha, na Encruzilhada, e o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Cempi), em Jardim São Paulo. Além desses, três novos serviços foram inaugurados: o Centro de Convivência em Saúde Mental Recomeço Fátima Caio, na Caxangá; o Serviço Integrado em Saúde Mental (SIM), na Boa Vista, e o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Marcela Lucena, no Pina – com este, passou para 18 o número de Caps na Rede de Saúde Mental do Recife.
Fotos: Hélia Scheppa/ Prefeitura do Recife