Modernização dos serviços públicos da Prefeitura do Recife são exemplo para o Brasil

O trabalho voltado para a transformação digital na Prefeitura do Recife coloca a capital pernambucana no foco das cidades brasileiras que mais se destacam nacionalmente quando o assunto é Governo Digital.

Uma gestão de avanços e marcada pela modernização dos serviços públicos municipais. Falar em Governo Digital na Prefeitura do Recife significa falar da tríade formada pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. Esse trio forma o cérebro eletrônico e coordena o giro de chave da transformação digital na estrutura do Executivo Municipal, e quem ajuda a contar essa história de sucesso que é exemplo para todo o Brasil é a plataforma Conecta Recife.

Os frutos colhidos pelo trabalho feito dentro do Conecta incluíram uma jornada que nasceu ainda em 2014 e olhar o retrovisor nesse momento é importante para compreender onde nasce o Conecta Recife e até onde ele chega ao longo desses últimos tempos. No dia 26 de novembro daquele ano, a Prefeitura do Recife lançou o Conecta Recife WiFi, permitindo o acesso gratuito à Internet em algumas localidades da cidade. Naquele período eram pouco mais de 70 pontos e hoje são mais de 400 deles instalados no Recife, democratizando o acesso à Rede Mundial de Computadores. Esse movimento de levar o Conecta para mais e mais pessoas ganha força num movimento interno de mudança de cultura dentro da própria Prefeitura e a modernização de acesso aos serviços públicos municipais começa a percorrer novos rumos.

Considerado hub digital dos serviços públicos municipais, o Conecta Recife pode ser acessado pelo computador ou pelo celular. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 71,8 mil downloads realizados nos aparelhos iOS e 331 mil nos smartphones Android. Além disso, com o aprimoramento da ferramenta, o aplicativo conta hoje com mais de um milhão de pessoas cadastradas, o que significa a possibilidade de uma navegação personalizada e a segurança de circular em ambientes onde estão dispostos dados pessoais, como informações relacionadas a imóveis, tributações e impostos, agendamentos, exames e procedimentos de saúde, entre outros temas.

Em 2024, o número de acessos bateu, por dia, em torno de 12,4 mil, sendo os serviços mais procurados o agendamento da Academia Recife; agendamento para o atendimento do CadÚnico; verificação das marcações de atendimentos diversos; Minha Saúde Conectada (agendamento de consultas e procedimentos); e procura por vagas de emprego. Importante lembrar que a popularização do aplicativo Conecta Recife se deve ao sucesso nacional que foi o Recife Vacina, sistema criado pela equipe de Transformação Digital em tempo recorde em janeiro de 2021, permitindo o agendamento para receber o imunizante contra a covid-19, o que permitiu a oferta de um serviço organizado e com a celeridade exigida pela delicadeza do momento.

Já no site, o balanço anual registra cerca de 1,5 milhão de acessos, dos quais quase 1,4 milhão foram realizados em busca dos serviços públicos municipais. No topo da lista está o agendamento para atendimento do CadÚnico, bem como a consulta de dados do cadastro social. A solicitação para emissão de Carteira de Identidade e o agendamento para as aulas nas Academias Recife vêm na sequência, com 51.326 acessos. A versão web do Conecta Recife surgiu como extensão do aplicativo em 2022.

Por fim, quando falamos do Conecta Recife não podemos esquecer da versão para WhatsApp, popularmente chamada de Conecta Zap e que já possui mais de 410 mil pessoas cadastradas. A conta oficial e verificada da Prefeitura do Recife (81 99117-1407) somou, apenas em 2024, o envio de mais de 15  milhões de mensagens, todas com foco na prestação de serviços. Tal número coloca o Recife como a cidade que mais utiliza o aplicativo de mensagens, conforme a empresa Meta.

Cidadãocentrismo – O conceito aplicado na Prefeitura do Recife, que coloca o cidadão no centro da prestação do serviço público, deu lugar ao chamado Conecta Cidadania. “Indo de encontro ao senso comum da população de que as gestões públicas são reativas e que só fazem contato com o cidadão para realizar cobranças, o Recife inova mais uma vez com um governo zero clique ao antecipar os direitos do cidadão”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.

Assim, utilizando processos de automação e de inteligência artificial, esses direitos “brotam da fonte” e são automaticamente enviados aos titulares em seus números de WhatsApp cadastrados na base do Conecta Recife. Hoje, são mais de 360 mil recifenses cadastrados no Receba Zap, o que resultou em mais de 16 mil pessoas que passaram a pagar menos na conta de luz e mais de 3 mil pessoas que receberam os créditos fiscais para abater no IPTU.

O conceito “cidadãocentrismo” se junta à diretriz SPC – Simplificar, Promover e Cuidar -, colocada em prática pelo time de Transformação Digital. Isso significa a prestação de um serviço efetivo à população recifense, buscando eliminar burocracias e aliando demanda e procura por serviços por meio de plataformas digitais. “É, mais uma vez, um trabalho focado nas pessoas, abrindo oportunidades em diversas frentes como na cidadania, no empreendedorismo, na busca por emprego e na geração de renda. Esse é o caso do GO Recife e do GO MEI, do Adota Pet, da plataforma Coreto, do Se Mexe Comigo, da Tarifa Social e da Moeda Capiba, por exemplo”, destaca o secretário.

Inovação Aberta – O trabalho que vem sendo realizado permitiu que o Recife fosse a primeira cidade brasileira a aplicar o Marco Legal das Startups e a assinar os primeiros Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSIs) do mundo, a partir dos Ciclos de Inovação Aberta. O uso dessas legislações dão a segurança jurídica necessária para que os projetos com soluções embarcadas em criatividade, inteligência e tecnologicamente viáveis, criados por empresas de tecnologia e startups, sejam desenvolvidos  dentro de guarda-chuvas como o Eita!Recife. O Eita!Recife já realizou dois Ciclos de Inovação Aberta e 10 CPSIs já foram assinados, dando soluções para desafios públicos em diversas áreas, como saúde, mobilidade e lazer. O pioneirismo recifense acabou rendendo 36 premiações que reconhecem e celebram o trabalho realizado com foco em Governo Digital, colocando o Recife no principal corredor nacional das Cidades Inteligentes e inovadoras.

Neste sentido, a plataforma Coreto, recém lançada para o ecossistema local de inovação, surge para fortalecer esse cenário, funcionando como um hub digital que conecta desafios da gestão pública a soluções empreendedoras Isso se dará por meio da integração entre governo, setor produtivo e academia. A Coreto foi concebida como uma ferramenta prática e pioneira para resolver problemas reais enfrentados pela gestão pública e privada, utilizando tecnologia como inteligência artificial. Mais do que uma ferramenta, ela posiciona o Recife como um modelo a ser replicado em outras cidades brasileiras.

Inclusão social – Democratizar o  acesso aos serviços públicos promovendo a inclusão digital também é foco da gestão. Capacitar idosos e pessoas com pouca familiaridade no mundo digital para mergulharem no mundo de possibilidades do Conecta Recife é uma realidade. O letramento digital ocorre por meio de palestras, oficinas e outras atividades educativas. “Possuímos um dos maiores projetos de oferta de serviços públicos digitais do país, mas é fato que enfrentamos grandes desafios sociais. Precisamos estar mais próximos das pessoas, divulgando nossos serviços e, o mais importante, ensinando como acessá-los, pois muitos não têm familiaridade com as ferramentas digitais. Muitas pessoas saem de casa, enfrentam filas, gastam com transporte público, quando poderiam resolver sua demanda de casa”, explica Rafael Figueiredo.

Quando o assunto é ‘figital’, físico e digital ao mesmo tempo, é importante lembrar dos Espaços Conecta e do Conecta Itinerante. Tanto um quanto o outro garantem o acesso aos mais de 600 serviços públicos municipais, além de mais de 5 mil serviços federais interligados com o Gov.BR, a partir da plataforma Conecta Recife tendo a sensibilidade de compreender as limitações de acesso à internet e de questões relacionadas ao letramento digital. O Conecta Itinerante conta com a parceria da Secretaria Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas com a emissão de documentos. O Espaço Conecta está presente de forma permanente nos seis Compaz da cidade e o Conecta Itinerante, com equipe de atendimento e computadores, já percorreu 25 bairros da cidade desde que foi criado, há quatro meses, tendo realizado 4.074 atendimentos, uma média de pouco mais de mil atendimentos por mês.

Neste sentido, a plataforma Coreto, recém lançada para o ecossistema local de inovação, surge para fortalecer esse cenário, funcionando como um hub digital que conecta desafios da gestão pública a soluções empreendedoras Isso se dará por meio da integração entre governo, setor produtivo e academia. A Coreto foi concebida como uma ferramenta prática e pioneira para resolver problemas reais enfrentados pela gestão pública e privada, utilizando tecnologia como inteligência artificial. Mais do que uma ferramenta, ela posiciona o Recife como um modelo a ser replicado em outras cidades brasileiras.

Foto Heudes Regis

Assessoria de Imprensa

Anna Paula Novaes 

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