Prefeitura do Recife entrega 13º Gramadão no Coque

programa está promovendo a requalificação completa dos espaços destinados à prática de futebol na capital pernambucana

A população recifense ganhou mais um espaço totalmente requalificado e pronto para a prática esportiva. O campo do Coque, na Avenida Martin Luther King, nº 64, Ilha Joana Bezerra, é o 13º reformado pelo programa Gramadão. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes. A inauguração ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e contou com a presença do prefeito João Campos.

“Quando assumimos a prefeitura, não tinha um campo de grama sintética de graça no Recife. Era necessário pagar um aluguel, algo que muitos não podiam, então a criança de origem humilde não tinha como jogar bola em um lugar digno”, explicou o prefeito. “Agora, começamos e fizemos questão de inaugurar antes do Natal, mais um gramadão, uma obra de mais de um milhão de reais. E esse tempo bom só está começando”, garantiu.

As obras no local, com área total construída de 7.043,71 m², incluíram serviços de terraplanagem e drenagem. Também foram realizadas a construção de uma nova mureta, substituição das traves, portões e de todo o alambrado – incluindo pintura –, além da instalação de grama sintética.

“A requalificação dos campos de várzea para grama sintética oferece às comunidades uma estrutura adequada para a prática do futebol, ampliando o acesso a um esporte de qualidade e incentivando a saúde, o bem-estar e a inclusão social. E friso bastante esse ponto da saúde. Quando entregamos um espaço desses, mais gente se motiva a sair de casa e se movimentar”, destaca o secretário de Esportes do Recife, Joka Heráclio.

Outro importante fator deste incentivo ao esporte é fazer com que os jovens da periferia ganhem novos estímulos, como disse Jamerson da Silva, 48, popularmente conhecido como “Neném”, técnico do time Guarani, da comunidade do Coque. “A gente tem que agradecer. Esse projeto aqui na comunidade tirou muitas crianças da rua, e ocupa a mente deles, e isso é o mais importante pra gente”, falou. Jogador da área, Valderson Oliveira, 29, também destacou a importância do espaço para a vizinhança: “O espaço ficou legal, campo excelente, e a comunidade vai ser mais bem vista por outros bairros”, ressaltou.

Outras 12 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; Campo dos Milagres, no Ibura; Campo da Chesf e Roda de Fogo, ambos nos Torrões.

Fotos: Marlon Diego e Diego Nigro (imagens aéreas)/ Prefeitura do Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *