No Parque da Macaxeira, Prefeitura do Recife entrega 14º Gramadão

Programa requalifica espaços de prática futebolística na cidade. Novo campo ocupa área de 3.548,08 m². Serviços incluíram grama sintética, drenagem, substituição das traves e alambrado, entre outras ações. Prefeito João Campos inaugurou espaço neste domingo (5)

A população recifense ganhou mais um espaço totalmente requalificado e pronto para a prática esportiva. O campo do Parque da Macaxeira, no bairro homônimo, é o 14º reformado pelo programa Gramadão. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, com operacionalização pela Secretaria de Esportes. A inauguração ocorreu na manhã deste domingo (5), com a presença do prefeito João Campos.

“Estamos inaugurando o décimo quarto gramadão, ao lado do secretário Eriberto Filho. Esse é um espaço especial. Meu pai, quando era governador, fez a construção do parque e depois doou para a prefeitura. E hoje a gente entrega o gramadão no Parque da Macaxeira. São milhares de pessoas da zona norte que utilizam para a prática esportiva e vamos seguir fazendo investimentos para melhorar ainda mais”, afirmou o prefeito João Campos.

As obras no local, com área total construída de 3.548,08 m², além da instalação de grama sintética, incluíram serviços de terraplanagem e drenagem. Também foram realizadas a construção de uma nova mureta, substituição das traves, portões e de todo o alambrado – incluindo pintura –, e instalação de dois portões.

“Hoje, ao inaugurar esse novo Gramadão, tivemos o privilégio de vivenciar de perto o impacto transformador que esse tipo de equipamento traz para nossas comunidades. O futebol de várzea é mais do que esporte: ele é cultura, integração e oportunidade. Com essa iniciativa, a Prefeitura do Recife garante espaços mais seguros, de qualidade e que incentivam a prática esportiva. É a minha primeira agenda como secretário de Esportes e não poderia ser mais simbólica: começamos reforçando nosso compromisso com o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento”, afirmou o secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho. “Vamos juntos seguir ampliando esses benefícios por toda a cidade”, completou.

Treinador de um dos principais times de várzea da região, o 100% Favela, Israel Lopes falou sobre a importância do equipamento para a comunidade. “Não só pra mim, como também para o Favela, isso é muito importante para a nossa comunidade porque a gente tira muitas crianças e adolescentes da rua, da malandragem. A gente jogava antes no terrão, e agora tá nesse campo maravilhoso. Só temos que agradecer. Primeiro a Deus, depois ao nosso prefeito, que tem feito um trabalho excelente”, comemorou Israel, que emendou: “O Gramadão está mais que aprovado!”.

Com 60 anos, Leandro Nascimento viu o parque ganhar vida pelas mãos do ex-governador Eduardo Campos. “Eu estou feliz por tudo isso que está acontecendo. Fui funcionário aqui, depois a gente jogava bola e ainda lembramos do nosso grande Eduardo Campos, que teve a ideia de fazer esse projeto, de criar o parque. No começo, só tinham três quadras. Hoje, graças a Deus, a gente vê o filho dele dando continuidade ao legado e nos proporcionando um campo tão bonito, que ajuda a gente a continuar com nosso trabalho social. Ao longo desses 14 anos, já atendemos mais de 200 crianças na escolinha de futebol, com o sonho e a missão de formar não só jogadores, mas cidadãos para o mundo”, pontuou.

ESTÍMULO AO ESPORTE – Outras 13 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; Campo dos Milagres, no Ibura; Campo da Chesf e Roda de Fogo, ambos nos Torrões; e o Campo do Coque.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *