CAIXA Cultural Recife divulga programação educativa de janeiro
Durante o mês de férias, serão realizadas oficinas e vivências atravessadas por diferentes linguagens artísticas
A CAIXA Cultural Recife preparou uma programação especial de arte-educação para as férias de janeiro. Além das exposições “PEBA – Pernambuco e Bahia” e “World Press Photo” e de espetáculos de música e teatro, serão oferecidas várias atividades gratuitas de arte-educação, voltadas para diferentes idades. As ações passam por linguagens como dança, artes visuais, música, entre outras, aliando a educação à criatividade e à cultura.
As atividades oferecidas são todas gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site da CAIXA Cultural. A programação completa pode ser conferida abaixo:
Oficina “Arruando pelo Bairro do Recife”: Pensada para sensibilizar o olhar para a importância da história e do patrimônio arquitetônico e cultural da capital pernambucana, será realizada, no dia 16 de janeiro, às 15h, a oficina “Arruando pelo Bairro do Recife”. Nesta atividade, os participantes irão conhecer pontos turísticos, como a Praça do Arsenal, o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus e a Rua dos Amores, e serão estimulados a praticar técnicas de fotografia urbana. A atividade durará 2h e é indicada para pessoas a partir dos 8 anos (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável).
Oficina “Introdução à Cianotipia”: Ainda no campo da fotografia e das artes visuais, no dia 18 de janeiro, às 10h30, acontecerá a oficina “Introdução à Cianotipia”, que apresentará a técnica de impressão fotográfica manual, na qual são geradas imagens e tons de ciano (cor entre o azul e o verde). A ação é voltada para pessoas a partir dos 16 anos e durará 3h. Serão oferecidas 15 vagas.
Oficina “Breakdance para crianças”: Estilo de dança urbana conhecido pelos movimentos rápidos, como giros e deslocamentos no chão, o Breakdance é considerado um ótimo exercício para desenvolver a consciência corporal, o equilíbrio e a coordenação motora das crianças. Por isso, será oferecida a oficina “Breakdance para crianças” para o público a partir de 6 anos, no dia 22 de janeiro, das 15h às 17h. Serão oferecidas 20 vagas e os participantes deverão estar acompanhados por um responsável.
Oficina “Construção de berimbau”: Para os interessados em música, nos dias 25 e 26 de janeiro, das 13h às 17h, ocorrerá a oficina “Construção de berimbau”, ministrada pelo Mestre Mago. Além de aprender a confeccionar o berimbau, os participantes conhecerão sua história, simbolismo e importância na preservação de manifestações culturais. A classificação indicativa é de 16 anos e serão oferecidas 20 vagas.
Curso “Propriedade intelectual e direitos autorais”: Voltado para produtores culturais, artistas e pessoas com interesse na área, o curso “Propriedade intelectual e direitos autorais”, que será realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro, das 14h às 18h, abordará questões como proteção de criações intelectuais e fornecerá capacitação inicial para compreender a legislação vigente, identificar práticas corretas no uso de obras protegidas e explorar estratégias para a proteção das criações. Estarão disponíveis 65 vagas e a classificação é de 18 anos.
Oficina “Pintura com textura e aquarela”: Ainda no espírito de férias da criançada, a oficina “Pintura com textura e aquarela” focará na primeira infância, especialmente o público dos 4 aos 6 anos (as crianças deverão estar acompanhadas de um responsável). A atividade acontecerá no dia 30 de janeiro, das 15h às 17h. Serão oferecidas 15 vagas.
Outras atividades:
Além das ações do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, outras atividades gratuitas de arte-educação serão realizadas gratuitamente em janeiro.
Parte da exposição “World Press Photo, a vivência “Fotografia, narrativas visuais e contravisualidades do Sul Global” será realizada no dia 12 de janeiro, às 10h. Nela, a fotógrafa e curadora Maíra Gamarra promove uma reflexão sobre as imagens, a partir dos trabalhos de fotógrafas e fotógrafos fora do eixo hegemônico que estão transformando narrativas visuais, desafiando representações estereotipadas e ampliando os horizontes da fotografia contemporânea. A ação contará ainda com uma visita guiada pela exposição. Serão oferecidas 79 vagas.
Do projeto “PEBA – Pernambuco e Bahia”, em cartaz na Galeria 1 da CAIXA Cultural Recife, serão oferecidas duas oficinas gratuitas. No dia 14 de janeiro, das 11h às 14h (turma 1) e das 15h às 18h (turma 2), será realizada a oficina de “Capoeira”, com o contramestre Efraim Santos, na qual ele compartilhará conhecimentos sobre a Capoeira Angola, uma expressão afro-brasileira. Serão disponibilizadas 20 vagas por turma, com classificação indicativa a partir dos 16 anos.
De 21 a 23 de janeiro, das 14h às 18h, o produtor Afonso Oliveira dará a oficina “Método Canavial – Introdução à produção cultural coletiva e comunitária”, na qual compartilha suas experiências de produção com grupos de cultura popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Estarão disponíveis 30 vagas, para pessoas a partir de 16 anos.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece visitas mediadas para grupos escolares e de instituições diversas. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail caixaculturalrecife@caixa.gov.
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Recife
Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Todas as oficinas são gratuitas
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural
Informações: Site da CAIXA Cultural e Instagram @caixaculturalrecife
Assessoria de Imprensa da CAIXA