“Capiba, pelas ruas eu vou” é uma das atrações do festival Janeiro de Grandes Espetáculos
Com apresentação única, neste sábado (18), musical sobe ao palco do Teatro Santa Isabel, a partir das 20h
Aplaudido por 24 mil espectadores no eixo Recife – São Paulo, o musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto Aria Social, é uma das atrações do festival Janeiro de Grandes Espetáculos, com única apresentação, neste sábado (18), no Teatro de Santa Isabel, às 20h. Com direção geral da bailarina e presidente da entidade, Cecília Brennand, o musical conta a trajetória de Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos que, neste ano, vai ser também o grande homenageado do carnaval pernambucano.
A amplitude da obra de Capiba é representada no palco por mais de 60 artistas, entre bailarinos-cantores e músicos, que surpreendem a plateia com criações que misturam teatro, dança, música, canto, coral, cinema e fotografia. “Por ser múltipla, a produção do artista permite transitarmos por diversos gêneros musicais, do frevo ao maracatu, passando pelo choro e as valsas românticas, mostrando o que há de mais vibrante e autêntico nos ritmos pernambucanos”, explica a bailarina e presidente do Aria Social, Cecília Brennand.
Outro ponto alto do musical é a Missa Armorial, por meio da qual o compositor expressou a extensão da sua fé. “Adaptamos essa peça, mantendo as características e sentimentos do autor, e trazemos ao palco a grandiosidade do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna”, explica a diretora musical, maestrina, violonista e pianista, Rosemary Oliveira, que responde também pela regência e arranjos do espetáculo.
PROJEÇÕES – Com uma orquestra de câmara, ao vivo, além de projeções de cinema e fotografias antigas, “CAPIBA, pelas ruas eu vou” é pura emoção também no que se refere à coreografia. “O corpo tem voz e a voz tem corpo, nessa trama em que gestos e dança se fundem na ancestralidade e na alegria tão características de Capiba”, explica a diretora artística e coreógrafa do espetáculo, Ana Emília Freire.
Com assinatura da figurinista Beth Gaudêncio, o guarda-roupa é um destaque. Alegre e colorido, o figurino prova que a beleza também se plasma na simplicidade das criações. “CAPIBA, pelas ruas eu vou” tem direção audiovisual e videografia de Max Levay e Ana Emília Freire, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e direção teatral de Tuca Andrada. Os ingressos para a apresentação no Teatro Santa Isabel já estão à venda pelo portal do festival Janeiro de Grandes Espetáculos: https://www.
Serviço:
CAPIBA, pelas ruas eu vou no Janeiro de Grandes Espetáculos
Data: Sábado, 18 de janeiro de 2025
Onde: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 40,00
Para comprar ingressos, acesse:
https://www.
Sobre o Aria Social
O projeto Aria Social é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a crianças e jovens formação e profissionalização na música e na dança. Hoje atende cerca de 600 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana de Recife, além de apoiar as mães desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social, por meio do projeto Casa de Maria.
Foto: Alícia Cohim
Assessoria de Imprensa
Veronica Fox