Ensaios do Tumaraca começam nesta segunda-feira
A partir das 17h, a nação Cambinda Estrela inicia a série de 13 ensaios realizados no Recife, nas comunidades de cada maracatu, na Rua da Moeda e no Marco Zero, até o próximo dia 26 de fevereiro
Nesta segunda-feira (3), os tambores do Maracatu Cambinda Estrela cantarão alto para dar início às prévias recifenses. A estreia do extenso calendário com mais de 40 eventos, que farão a cidade entrar no clima de Momo, será no primeiro ensaio do espetáculo Tumaraca. A tradicional programação chegará à sua 22ª edição no próximo dia 27 de janeiro, reunindo 700 batuqueiros de 13 nações, no Marco Zero, para celebrar o sagrado rítmico e percussivo da cultura popular, na abertura do Carnaval do Recife.
O ensaio será o primeiro de uma série de 13 encontros preparativos das nações que participam do espetáculo e são sediadas no Recife. Até o próximo dia 21, serão realizados quatro ensaios por semana: três nas comunidades das nações e um na Rua da Moeda, congraçando todos os maracatus que ensaiaram na respectiva semana. No dia 26, todas as nações se encontram para o ensaio geral e derradeiro, no Marco Zero.
O ensaio do Cambinda Estrela será realizado na Campina do Barreto, a partir das 17h, com a participação do diretor artístico da edição 2025 do Tumaraca, Lucas dos Prazeres, e dos diretores criativos Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, além do Grupo Voz Nagô, criado por Naná Vasconcelos para somar vozes às percussões ancestrais dos maracatus.
Os próximos ensaios da primeira semana de prévias oficias do Carnaval do Recife serão nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, respectivamente: dos maracatus Porto Rico, no Pina; Estrela Brilhante do Recife, no Alto José do Pinho; e dos três juntos, na Rua da Moeda.
Foto: Marcos Pastich – PCR Imagem
Assessoria de Imprensa – PCR