Secretaria de Administração Penitenciária inaugura nova unidade fabril na Colônia do Recife e completa seis fábricas no estado


A Oficina de Costura iniciou os serviços com 11 trabalhadoras e previsão de 1.500 peças por dia. O convênio prevê 50 mulheres beneficiadas.

 

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) inaugurou, nesta quinta-feira (27), uma Oficina de Costura na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), localizada no Engenho do Meio. A iniciativa faz parte do Juntos pela Segurança que prevê a implantação de unidades fabris dentro dos estabelecimentos penais com a finalidade de ofertar ao apenado acesso ao mercado de trabalho e a reinserção social. Com mais esse equipamento, o sistema penitenciário passa a contar com seis fábricas implantadas nesta nova gestão.

A inauguração do espaço contou com a presença do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Paulo Paes, gestores da SEAP, representantes da empresa conveniada, além de 11 mulheres trabalhando a todo vapor, do total de 50 previstas no convênio. Todas elas passaram por capacitação profissional. “Essa é a sexta fábrica que inauguramos no sistema prisional na atual gestão estadual e estão previstas mais seis para o primeiro semestre de 2025. Somente ofertando trabalho, estudo e profissionalização que vamos conseguir devolver essas pessoas melhores à sociedade”, enfatizou Paes.

A velocidade nas máquinas de costura das trabalhadoras mostrava pressa, não só em atingir a produção diária de 1.500 peças de fronhas, cortinas e lençóis, mas em dar novos passos na vida. “É muito gratificante trazer esse trabalho para as reeducandas, fazer com que saiam daqui (da CPFR) capacitadas para enfrentar o mundo lá fora”, afirmou o representante da empresa Kleber Ribeiro.

Com experiência de 18 anos em costura, a reeducanda Nubia Lins da Silva, 40 anos, não escondia a empolgação com mais esse desafio. “Isso aqui é uma oportunidade muito grande para a gente, serve de aprendizado, ocupa a nossa mente e faz bem pra saúde mental”, destacou. Entre os benefícios garantidos pela Lei de Execução Penal estão a remição de pena de um dia a cada três trabalhados e o pagamento de um salário mínimo.

Estiveram presentes também à inauguração a gerente da CPFR, Maria Andrea Freitas, juntamente com os policiais penais da unidade, o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe, a chefe de gabinete, Renata Borba, e a superintendente de Planejamento, Rebeca Benevides, esses da SEAP.

NOVOS PASSOS – Durante a inauguração da oficina, a SEAP lançou o Programa Novos Passos, criado para fortalecer as diversas iniciativas de ressocialização do apenado que vêm sendo realizadas pela pasta nas áreas de trabalho, educação, cidadania, entre outras.

O órgão implantou, em 2024, cinco unidades fabris em quatro presídios da região do Agreste. Além da Colônia Penal Feminina de Recife, a previsão é de que ainda neste primeiro semestre sejam inauguradas mais seis fábricas no Estado. Até 2026, a meta é chegar a 15 equipamentos voltados à empregabilidade da pessoa presa.


SERVIÇO – Empresas interessadas em firmar parceria com o sistema prisional de Pernambuco podem ligar para (81) 3184 2218 (Superintendência de Trabalho e Ressocialização).

Foto: Amanda Claudino/SEAP

Ascom SEAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *