CAIXA Cultural Recife apresenta o projeto “Voz-Tambor: Escuta e Imaginação”, da cantora Fabiana Cozza
Seminários contarão com interpretação em Libras e oficinas terão vagas reservadas para pessoas afrodescendentes e indígenas
A CAIXA Cultural Recife recebe, entre os dias 4 e 8 de abril, o projeto “Voz-Tambor: Escuta e Imaginação”, idealizado pela cantora e pesquisadora Fabiana Cozza. A iniciativa se desdobra em oficina, workshop e seminário, com o objetivo de promover um mergulho nas práticas decoloniais do canto popular, valorizando tradições culturais afro-diaspóricas e indígenas.
Destinado a artistas, educadores, estudantes, pesquisadores, comunidades afrodescendentes e indígenas, além de entusiastas da cultura brasileira e defensores de práticas decoloniais, o projeto busca ampliar o acesso ao conhecimento e fomentar o diálogo. Os seminários contarão com interpretação em Libras, e metade das vagas das oficinas será reservada para pessoas afrodescendentes e indígenas.
A programação tem início no dia 4 de abril com a oficina “Voz-Tambor: Escuta e Imaginação”. Com carga horária de nove horas, o curso segue até o dia 6 e oferecerá 20 vagas para artistas que utilizam a voz como ferramenta expressiva, incluindo cantores, músicos, atores, circenses e dançarinos.
No dia 8 de abril, das 14h às 17h, o projeto segue com um workshop aberto ao público, e também, das 18h30 às 21h30, o Seminário de Vocalidades Afro-Diaspóricas e Indígenas. Mediado por Fabiana Cozza, o encontro contará com a presença de Ilessi Souza da Silva, cantora, compositora, pesquisadora e professora de canto, e Ermi Panzo, escritor, poeta declamador, consultor literário, coreógrafo, bailarino e performer.
Os convidados compartilharão suas experiências e reflexões sobre a arte do canto, explorando questões como existência, formação de laços afetivos e representação do real por meio da voz. Com mesas-redondas e bate-papos interativos, o projeto é gratuito.
Patrocínio Cultural:
O projeto “Voz-Tambor: Escuta e Imaginação” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”; isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço:
[Música] Voz-Tambor: Escuta e Imaginação
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Recife
Data: 4 a 8 de abril de 2025
Horários: conforme programação
Informações: Site da CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalrecife e @fabianacozza
Classificação: 16 anos para a oficina e livre para restante da programação
Entrada: Gratuita
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Foto: José de Holanda
Assessoria de Imprensa da CAIXA