CAIXA Cultural Recife apresenta Cláudia Abreu no espetáculo Virginia

Monólogo inspirado no universo de Virginia Woolf tem direção de Amir Haddad

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 10 a 12 de abril de 2025 (quinta a sábado), o espetáculo teatral Virginia, encenado por Cláudia Abreu. O monólogo marca a estreia da atriz como autora teatral e é inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941). O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Em cena, a atriz interpreta a escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de dar corpo às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

Virginia é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores de criação do espetáculo, fruto de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos.

Primeiro monólogo da carreira da atriz, a peça marca a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad, que a dirigiu em “Noite de Reis” (1997). A codireção é da atriz, cantora e diretora de teatro, Malu Valle, que possui vasta filmografia e prêmios por seus trabalhos.

Cláudia enxerga a peça também como um marco de maturidade na sua trajetória. “O texto também vem deste desejo de fazer algo que me toca, do que me interessa falar hoje. De falar do ser humano, sobre o que fazemos com as dores da existência, sobre as incertezas na criação artística, também falar da condição da mulher ontem e hoje. Não poderia fazer uma personagem tão profunda sem a vivência pessoal e teatral que tenho hoje”, avalia.

Virginia já foi assistida por mais de 45 mil pessoas no Brasil e no exterior, e chega a Recife depois de passar pelas unidades da CAIXA Cultural de Brasília e de Fortaleza. Após Recife, o espetáculo segue em itinerância para a CAIXA Cultural Curitiba, ainda em abril, e CAIXA Cultural Rio de Janeiro, em maio.

Sobre a atriz:

Cláudia Abreu é atriz, produtora e roteirista, nascida no Rio de Janeiro. Já protagonizou novelas de sucesso na televisão como “Que Rei Sou Eu?”; “Barriga de Aluguel”; “Pátria Minha”; “Cheias de Charme”; “Celebridade”; entre outras. A atriz é reconhecida pela versatilidade e atuou também em filmes e peças de teatro que em algum momento já fez parte da vida dos espectadores. No cinema oi indicada ao prêmio Guarani, com “Tieta do Agreste”’ e fez parte do elenco de “O que é isso, companheiro?”, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A relação de Cláudia Abreu com Virginia Woolf começou em 1989, com “Orlando”, encenação assinada por Bia Lessa. Aos 18 anos, ela fez contato inicial com as obras da escritora, mas foi somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virginia falou mais alto.

Patrocínio Cultural:

O espetáculo “Virginia” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

Serviço: 
[Teatro] Virgínia

Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Recife

Data: dias 10, 11 e 12 de abril de 2025 (quinta a sábado)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei), à venda a partir do dia 04/04, às 12h, no site da CAIXA Cultural

Classificação: 12 anos

Informações: Site da CAIXA Cultural e Instagram @caixaculturalrecife

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Foto: Flavia Canavarro

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *