Na Vila do Papel, no Coque, Prefeitura do Recife realiza obra de urbanização integrada e construção de um complexo de lazer

Com investimento de R$ 15,4 milhões, projeto inclui quadras, academias, praça da infância, anfiteatro e pista de cooper – além de um habitacional

A comunidade da Vila do Papel, no bairro da Ilha Joana Bezerra, é uma das regiões beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar). Com investimentos de R$ 15,4 milhões, a Prefeitura do Recife está construindo um grande complexo de lazer, cultura e esporte. A obra, numa área de 14,6 mil m², situada embaixo do viaduto Capitão Temudo, beneficiará aproximadamente dois mil moradores. Também está em curso a urbanização de todo o local, que recebeu a visita do prefeito João Campos, neste sábado (5).

“A gente se perguntou se perguntou se não daria pra fazer algo legal na parte não utilizada dos viadutos e vimos que dava. É o que estamos fazendo Alaqui embaixo do viaduto Capitão Temudo, onde está acontecendo uma grande obra com recursos do ProMorar”, explicou o prefeito João Campos. “Vamos urbanizar, criar espaços de convivência, entregando moradia com toda uma infraestrutura no entorno. Tem equipamentos esportivos, pista de caminhada, espaço de apresentação de teatro, praça e até quadra de tênis, que foi uma reinvidicação de parte dos moradores.”

Na parte dedicada ao lazer, a área foi dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços, com espaço para feirinhas móveis, pista de cooper, um anfiteatro e uma academia do idoso; o segundo é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e uma praça da criança. A terceira etapa conta com um estacionamento, pista de skate e local para eventos. A obra do complexo de lazer está com 58% de avanço e tem entrega prevista para outubro deste ano.

“O ProMorar tem uma premissa, a cocriação. A gente cria esse projeto junto com a comunidade. Antes de qualquer intervenção, entramos com o nosso time do social, que faz um trabalho extraordinário de escuta”, destacou João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar. “Temos uma plenária inicial, oficinas divididas por grupos de mulheres, crianças, idosos, para a gente entender cada necessidade. E cada lugar tem sua peculiaridade. Aqui, por exemplo, tem Nação de Maracatu que queria um espaço. Tem gente do tênis, que pediu uma quadra para aulas aqui. Tudo isso enriquece o projeto para entregarmos algo com a cara da comunidade.”

Dentro da Vila do Papel também está acontecendo uma grande intervenção com as obras de urbanização integrada. Com avanço de obra de 9,88%, o ProMorar está urbanizando e saneando toda a comunidade, já deixando concluída as ligações intradomiciliares. O projeto conta com melhorias, implementando o sistema de drenagem, saneamento e abastecimento de água; requalificação de áreas de convivência; parque infantil; pavimentação dos becos e ruas; construção de centro comunitário; horta e arte urbanas e iluminação. A comunidade também irá ser contemplada com a construção de 252 unidades habitacionais. O projeto será licitado ainda neste primeiro semestre.

“O complexo de lazer da Vila do Papel será mais um espaço que a comunidade poderá aproveitar na cidade do Recife, e com participação dos moradores desde o início da elaboração do projeto. Também estamos implantando aqui sistema de esgotamento sanitário. Juntar tudo isso com o futuro habitacional foi uma preocupação nossa em proporcionar uma obra completa para quem mora por aqui”, frisou Marília Dantas, secretária de Projetos Especiais.

Fotos: Hélia Scheppa/ Prefeitura do Recife

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *