Defesa Civil Alerta é finalista do Prêmio Seleção Mobile Time
Ferramenta do MIDR que envia alertas de emergência se destaca entre projetos mais inovadores do setor de tecnologia móvel no Brasil
O Defesa Civil Alerta, sistema de envio de mensagens emergenciais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), é finalista da categoria Inovação Digital do Prêmio Seleção Mobile Time, que chega à sua sexta edição em 2024. A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executada pelas prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo). A votação popular está aberta até o dia 13 de maio, e os vencedores serão anunciados no dia 20 do mesmo mês.
A premiação reconhece os projetos mais inovadores do setor de tecnologia móvel no Brasil. Nesse contexto, o Defesa Civil Alerta tem se destacado exatamente por seu impacto direto na preservação de vidas. A ferramenta permite que alertas de risco, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e vendavais, sejam enviados automaticamente por meio da tecnologia Cell Broadcast para todos os celulares 4G e 5G em áreas afetadas — sem necessidade de cadastro.
Na prática, o sistema tem se mostrado essencial para a atuação preventiva em situações de emergência. No último fim de semana, por exemplo, quando fortes chuvas atingiram cidades no Rio de Janeiro, como Angra dos Reis e Petrópolis, os alertas enviados pela Defesa Civil Nacional ajudaram a população a buscar abrigo e permitiram que as defesas civis locais mobilizassem recursos com mais rapidez.
“O Governo Federal vai disponibilizar o Defesa Civil Alerta para todo o Nordeste brasileiro. Esse sistema foi criado para salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas. Ele já opera no Sul e Sudeste, e agora todo o Nordeste do Brasil está habilitado e certificado pelo Governo Federal”, declarou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
As mensagens aparecem em forma de notificações pop-up na tela do celular, sobrepostas ao conteúdo acessado no momento. Em casos mais graves, o alerta é emitido com um sinal sonoro, mesmo com o aparelho no modo silencioso.
Coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o sistema é uma das principais apostas do Governo Federal para ampliar a capacidade de resposta e prevenção a desastres naturais no país.
Clique aqui e confira os projetos selecionados.
Assessoria de Comunicação Social do MIDR