Curso gratuito sobre elaboração de projetos para o Funcultura abre inscrições nesta quinta (10)

Realizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, em parceria com a EaD Unicap, formação tem vagas ilimitadas e acontece totalmente on-line

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (10), as inscrições para o “Cultura em Curso” — primeira formação on-line do Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura do MinC. Neste primeiro módulo, a formação será sobre “Elaboração de Projetos”, com foco nos editais do Funcultura-PE. A iniciativa é uma parceria entre o CCPE e o Núcleo de Ensino a Distância da Universidade Católica de Pernambuco (EaD Unicap).

Voltado para artistas, produtores culturais e demais profissionais da indústria criativa de todo o estado, o curso é 100% gratuito, com aulas on-line acessadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EaD Unicap. As aulas para a primeira turma deste módulo estarão disponíveis entre os dias 21 de abril e 30 de junho, com o objetivo de auxiliar quem nunca inscreveu projetos no Funcultura ou deseja aprimorar suas habilidades na elaboração de propostas para os editais.

O conteúdo é dividido em três módulos independentes, que serão lançados ao longo de 2025. Além do módulo “Elaboração de Projetos”, também haverá os módulos “Gestão de Projetos” e “Prestação de Contas”. Apesar da ênfase nos editais do Funcultura, a formação também é útil para quem tem interesse em elaborar projetos para outros editais.

“A gente sabe o quanto pode ser desafiador inscrever um projeto no Funcultura, principalmente para quem está começando ou nunca teve acesso a esse tipo de formação. Por isso, o Comitê pensou esse curso com muito cuidado, para ser direto, acessível e útil aos fazedores e fazedoras de cultura de todo o estado. A ideia é democratizar o acesso à informação e fortalecer quem faz cultura nos territórios”, explica a coordenadora-geral do Comitê de Cultura de Pernambuco, Joana D’Arc Ribeiro.

Para Carlos Jahn, assessor da UNICAP Digital, a co-realização deste curso de formação potencializa e democratiza o acesso a uma formação de qualidade. “É missão da Universidade Católica de Pernambuco ser parceira na promoção de formações e cursos diversos. Temos experiências exitosas na modalidade de educação a distância, e é isso que colocamos a serviço no Cultura em Curso, uma experiência exitosa de fomento à cultura.”

Neste primeiro módulo, os conteúdos serão conduzidos por três profissionais com ampla experiência na área cultural: Juçara Queiroga, dançarina, produtora cultural e coordenadora de produção do Comitê de Cultura de Pernambuco; Bea Laranjeira, mestre em Ciências pela USP, com foco em cultura, turismo e economia criativa, especialista em Gestão e Produção Cultural, com atuação como parecerista e estrategista de comunicação; e Eliz Galvão, produtora cultural, empreendedora criativa e facilitadora de formações, com mais de uma década de experiência em produção e monitoramento de projetos culturais no estado.

Todos os inscritos terão acesso ao conteúdo de forma flexível (até 30 de junho para a Turma 01) e poderão emitir certificado de conclusão ao final de cada módulo. As inscrições são feitas pelo link disponível na bio do Instagram do Comitê de Cultura de Pernambuco: @comitedecultura_pe.

FUNCULTURA 2024/2025 — Com inscrições abertas para diversas modalidades até o final de maio, os editais do Funcultura representam uma das principais ferramentas de fomento à cultura no estado. Por isso, o curso chega em um momento estratégico para apoiar quem deseja acessar esses recursos de forma mais segura e qualificada.

Os proponentes ao Funcultura podem concorrer em cinco editais: Audiovisual, Música, Microprojeto, Geral e Patrimônio. Para submeter uma proposta, é necessário ter atualizado, até o dia 17 de março, o Cadastro de Produtor Cultural (CPC).

SERVIÇO:

Inscrições para o Cultura em Curso – Módulo Elaboração de Projetos

Quando: De 10 a 30 de abril

Inscrição: Instagram @comitedecultura_pe ou bit.ly/culturaemcurso

Valor: Gratuito

 

Foto Anderson Souza Leão

Assessoria de Imprensa

Anderson Souza Leão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *