Experiências do Recife são destaque em painel da Brazil Conference, em Harvard
A capital pernambucana desponta como referência em responsabilidade fiscal e social. Além disso, painel sobre tecnologia e reuniões com a Google, YouTube e AWS estiveram em pauta
O prefeito do Recife, João Campos, participou, nesta sexta-feira (11), do Brazil on Debate, programação oficial da Brazil Conference 2025, que acontece na cidade de Boston (EUA), nas prestigiadas universidades de Harvard e MIT. Licenciado para a missão internacional, o gestor foi um dos convidados do painel “Responsabilidade Fiscal e Social”, realizado na Harvard Kennedy School, a maior escola de governo do mundo. Também participaram do debate o deputado federal, Rubens Junior (PT-MA) e a CEO do Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo Dantas.
Durante a participação, João Campos compartilhou experiências da gestão municipal que integram inovação, digitalização e responsabilidade fiscal. Ele apresentou iniciativas da Prefeitura do Recife em três eixos: modernização tributária, eficiência administrativa e transparência. “Lá no Recife, a gente tem usado a tecnologia como um dos principais instrumentos de responsabilidade fiscal. E isso acontece de forma prática. Quando estimulamos o cidadão a pedir a nota fiscal com CPF e usamos o WhatsApp oficial da Prefeitura para lembrá-lo de resgatar o desconto no IPTU, melhoramos a experiência do contribuinte e aumentamos a arrecadação. É gestão fiscal com inteligência, comunicação e serviço de qualidade”, afirmou o prefeito durante o evento.
Entre os destaques apresentados, está o Conecta Recife, plataforma digital que hoje oferece mais de 300 serviços públicos online e que já conta com mais de 600 mil usuários ativos. Foi através dela, por exemplo, que a vacinação contra a Covid-19 foi totalmente agendada de forma digital, sem filas. João Campos também abordou a política de dados abertos da capital pernambucana, destacando ferramentas como o Hub de Dados e o programa EITA! Recife, que promovem a inovação aberta com base em informações públicas, ampliando o controle social e guiando decisões baseadas em dados. “Quando a gente fala de responsabilidade fiscal, não é só cortar gasto. É gastar bem, com inteligência e com foco nas pessoas. E é isso que temos feito no Recife”, concluiu.
O Brazil Conference acontece nos dias 12 e 13 de abril, promovendo uma série de painéis sobre temas como justiça social, desenvolvimento sustentável, inovação e os rumos do Brasil. O prefeito do Recife ainda participa de outras atividades durante o período, apresentando cases de sucesso da gestão municipal do Recife e se reunindo com lideranças e representantes de marcas globais. Foi assim que se reuniu com a diretoria da Google Brasil e do YouTube para discutir parcerias e projetos para o Recife. Neste sábado, ele já esteve em pauta com Fábio Coelho (diretor da Google Brasil) e Alana Rizzo (Diretora de Relações Governamentais do YouTube), entre outros.
“Quero destacar no dia de hoje (sábado) duas reuniões bilaterais muito importantes que tive por aqui. A relação de parceria que já temos com a Google vai ficar ainda maior e a AWS, que é a empresa a Amazon para serviços de internet, toda a parte de ‘nuvem’ e de inteligência artificial, será também outra empresa gigante do setor no mundo com quem estaremos avançando a passos largos em parcerias estratégicas”, frisou João, acrescentando que os desdobramentos da reunião já estão marcados para acontecerem entre as equipes técnicas no Recife.
O prefeito João Campos ainda participa como palestrante de painel sobre tecnologia com o empreendedor brasileiro Henrique Dubugras, cofundador da fintech Brex, no Vale do Silício em 2017, empresa que cresceu rapidamente e que hoje ocupa lugar de destaque. Além disso, ele se encontrou com bolsistas de Harvard para falar sobre gestão pública e como fez a tecnologia funcionar a favor da Prefeitura para atender ao cidadão que está na ponta desde a vacinação contra a covid até questões mais básicas de serviços ofertados nas mais diversas áreas.
O Brazil Conference também reúne nomes de peso da política, do judiciário e da sociedade civil, a exemplo do atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; do procurador-geral da República, Paulo Gonet; do ministro do STF, Gilmar Mendes; do ex-presidente da República, Michel Temer; do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga; da deputada federal Tabata Amaral; e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; dente outros.
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa