Festival Quariterê celebra as mulheres negras na literatura
Literatura, música, dança, empreendedorismo e bem-estar para a população negra marcam o festival do Sesc em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Oficinas, rodas de conversa, teatro e empreendedorismo negro estão entre as quase 70 atividades que movimentam o Festival Quariterê. A iniciativa, do Sesc Pernambuco, traz programação cultural gratuita para o estado durante o mês de julho, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que marca o 25 de julho.
Sob o tema “Territórios de Afeto: histórias e resistências das mulheres negras”, esta edição será dedicada ao autocuidado como prática ancestral, política, coletiva e informacional. No Grande Recife e Zona da Mata Norte, haverá agenda nas unidades de Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela, Piedade, São Lourenço da Mata e Goiana.
A programação na RMR começa no Sesc Ler São Lourenço da Mata, no dia 25, às 14h, com a oficina “corpo inteiro: cuidar de si para cuidar do mundo”, exclusiva para o grupo de idosos da unidade. A negritude e as identidades também serão trabalhadas com o público estudantil na biblioteca da unidade: a pedagoga e contadora de histórias Roma Júlia traz a oficina “Quem sou eu” no dia 30, com sessões às 9h e às 14h, e tem mais contação de histórias e jogos africanos no dia 31, com Thays Meirely e Juliana Rocha.
No centro do Recife, o Sesc Santa Rita terá programação de 26 julho a 2 de agosto, incluindo roda de dança circular, oficina de dança com Anne Costa, oficina de portfólio com o jornalista Salatiel Cícero e mais. Entre os destaques, está a oficina de culinária afetiva, no dia 1°/08 às 14h, que vai abordar a presença das mãos negras na construção dos doces. E fomentando o empreendedorismo, acontece mais uma edição da feira Ojá Afro Sesc, no dia 2, com artesanatos, doces, vestuário e acessórios comercializados por empreendedoras negras, além de roda de conversa sobre Mulheres Negras na produção musical em Pernambuco com participação de Gabi do Carmo, Bione e Dany Myller. A entrada é solidária, doando 1kg de alimento não perecível. A feira também terá agenda cultural com o espetáculo Agbará Obirin do Grupo Daruê Malungo, às 16h30.
Também no centro do Recife, o Sesc Santo Amaro sedia atividades do festival, começando pelo incentivo ao autocuidado com oficina de automassagem no dia 29, às 19h. No dia seguinte (30/07), o encontro será com Caroline Dáfine, em mediação de leitura sobre as mulheres negras na literatura brasileira. Será às 15h, na biblioteca da unidade. Tem ainda roda de conversa sobre autocuidado e direitos humanos, conduzida pela assistente social Jacilene Souza, no dia 31 de julho, às 15h.
A agenda no Sesc Casa Amarela, Zona Norte do Recife, começa com palestra sobre alimentação e saberes ancestrais, em encontro com a Chef Tayná Maysa, no dia 29 de julho, às 14h. No mesmo dia tem abertura da exposição Museu da Parteira, que funcionará de 29 de julho a 2 de agosto, sempre das 14h às 17h, no Atelier de Artes. No dia seguinte, 30, tem sessão especial do Cine Sesc, a partir das 17h, com o filme “Pequenos Guerreiros” (2022), e às 19h exibe “Um Dia com Jerusa” (2021). A unidade sedia ainda roda de conversa sobre a mulher na Cultura Popular, com as mestras Nice Teles, Eliane Silva e Amazonas Silva, no dia 1°/8, às 15h. Tem ainda muita música, com edição especial do projeto Som em Pauta, que recebe Gabi da Pele Preta, no dia 2 de agosto, às 19h.
Em Jaboatão dos Guararapes, o Sesc Piedade abre sua programação com o clube de leitura no dia 26, às 9h, discutindo a representatividade da mulher negra na literatura. Multiplicando os saberes, Raíssa Conceição ministra a palestra “Uma Experiencia de Educação Afrocentrada em Jaboatão dos Guararapes”, no dia 29, às 19h. E celebrando as oralidades, acontece ainda a “Histórias do Meu Povo – Roda de contação e memórias afetivas”, com Roma Júlia, no 31 de julho, às 15h.
O Sesc Ler Goiana, na Zona da Mata Norte, inicia suas atividades do Quariterê no dia 28, às 19h, com a exibição do filme União 7 Flexas, seguido de debate com a presença da mestra Jeane Ferreira e mediação de Danielle Martins, bibliotecária da unidade. A programação segue no dia seguinte, também às 19h, com roda de conversa para debater a luta pela criação de novos espaços de informação, mediado por Danielle Martins e Angelita de Nascimento. No dia 30, às 9h e 14h, haverá sessões de mediação de leitura, discutindo ancestralidades e bem-estar, mediadas por Fabiana Silva. E no dia 1° de agosto, a unidade sedia oficina de máscaras de Cavalo-Marinho, com Elisângela da Silva Barbosa, às 13h, seguida do Sarau Vozes da Mata, às 14h, com o grupo Artezia e Crislaine Venceslau.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço – Festival Quariterê 2025
Santa Rita
26/07 – 14h – Roda de Dança circular: Corpo presente
28/07 – 13h30 – Oficina de Dança: Corpo, Cuidado e Movimento, com Anne Costa
29/07 – 19h – Oficina de portfólio, com Salatiel Cícero
01/ 08 – 14h – Oficina de culinária afetiva – A influência da presença de mãos negras na construção de doces
02/08 – 15h às 19h – Ojà Afro Sesc – Feira de empreendedorismo negro, roda de conversa e apresentações musicais
13h30 – Roda de Conversa – Mulheres Negras na Produção Musical Pernambucana, com: Gabi do Carmo, Bione e Dany Myler. 1kg de alimento não perecível
16h30 – Espetáculo Agbará Obirin, Grupo Daruê Malungo
Santo Amaro
29/07 – 19h – Oficina de automassagem
30/07 – 15h – Mediação de leitura: Mulheres Negras na Literatura Brasileira, com Caroline Dáfine
31/07 – 15h -Roda de Conversa sobre Autocuidado e Direitos Humanos, com Jacilene Souza
Casa Amarela
29/07 – 14h – Teatro Capiba – Alimentação e saberes ancestrais, com a chef Tayná Maysa
29/07 a 02/08 – 14h as 17h – Exposição Museu da Parteira
30/07 – 17h – Cine Sesc: “Pequenos Guerreiros” (2022). 19h – “Um Dia com Jerusa” (2021)
01/08 – 15h – Roda de conversa – A Mulher na Cultura Popular com as Mestras: Nice Teles, Eliane Silva, Amazonas Silva
02/08 – Som em Pauta especial Festival Quariterê | 19h | Teatro Capiba | Gabi da Pele Preta
São Lourenço da Mata
25/07 – 14h – Oficina “Corpo inteiro: cuidar de si para cuidar do mundo”
30/07 – 9h e 13h30 – Oficina “Quem eu sou” com Roma Júlia
31/07 – 9h – Contação de Histórias e Jogos Africanos com Thays Meirely e Juliana Rocha
Piedade
26/07 – 9h – Clube de Leitura – Questões de étnica: representatividade da mulher negra
29/07 – 19h – Palestra: “Experiências da Educação Afrocentrada no Curado” com a educadora popular Raíssa Conceição
31/07 – 15h – “Histórias do Meu Povo – Roda de Contação e Memórias Afetivas” com Roma Júlia
Goiana
28/07 – 19 h – História de uma mestre de caboclinho: Exibição do filme União 7 Flexas e debate com a mestra Jeane Ferreira e mediação de Danielle Martins
29/07 – 19h – Roda de Conversa: Preservando a história e o patrimônio – a luta pela criação de novos espaços de informação com Angelita de Nascimento Silva (IHAGGO)
30/07 – 9h e 14h – Mediação de Leitura: Bem-estar e Ancestralidade: Cabelos Redemoinhos, com Fabiana Silva
01/08 – 13h – Oficina de Máscaras de Cavalo-Marinho, com Elisângela da Silva Barbosa
14h – Sarau Vozes da Mata: Homenagem às Poetisas da Zona da Mata Norte, com o grupo Artezia e Crislaine Venceslau
Foto: Simony Rodrigues Maker Mídia – Sesc Santa Rita
Assessoria de Imprensa
Tacyana Vyard