Estudantes de Pernambuco vencem concurso de inovação com jogo para ensinar gêneros musicais nordestinos

Apresentada na 13ª edição do Campus Mobile, solução investiu na cultura nordestina para
conquistar a categoria de entretenimento do concurso

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco venceram o concurso nacional de inovação e empreendedorismo Campus Mobile com um jogo que tem como foco o resgate e fortalecimento de ritmos musicais nordestinos. A solução foi criada por Ivon Jonson Cavalcanti, estudante de Design, Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna e Maria Letícia Maranhão Nascimento, estudantes de Ciência da Computação. A proposta conquistou o primeiro lugar na categoria Entretenimento da 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e fomento ao empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O Ritmia tem a proposta de falar de ritmos típicos com proposta pedagógica, ou seja, é uma ferramenta educativa com a finalidade de divertir e ensinar sobre história e características dos gêneros musicais. O jogo aposta em um visual imersivo onde o usuário interage com a música e animações que surgem na tela, enquanto traz introdução ao gênero musical, característico da região em que o usuário escolheu para jogar e, após a interação com o ritmo, a pessoa é levada também a alguns quizzes para testar seu conhecimento sobre o tema.

Em nosso jogo, hoje, trabalhamos apenas os gêneros musicais do Nordeste, destacando ritmos como do Maracatu, Forró e Frevo, mas queremos trabalhar em todas as regiões do Brasil”, comenta Maria Letícia Maranhão Nascimento, co-criadora do Ritmia.

A proposta inscrita pelo trio partiu da ideia de levar ao Campus Mobile um projeto que valorizasse a identidade da região em que vivem, algo que pudesse falar da cultura nordestina. “Não é apenas um projeto que gostamos. É algo que consideramos necessário para perpetuar nossa tradição. Vimos a necessidade de vivificar a cultura nordestina entre as novas gerações. Então, o Ritmia é pensado como instrumento de resgate cultural e engajamento nos ritmos nordestinos”, comenta Luiza Diniz, uma das desenvolvedoras do projeto.

Durante o concurso, a equipe teve a oportunidade de participar de palestras, mentorias de desenvolvimento e de uma semana presencial, realizada em São Paulo, onde puderam aprimorar o desenvolvimento do aplicativo e receber feedbacks de melhorias. “A experiência de vivenciar a semana imersiva foi de suma importância para o aperfeiçoamento do Ritmia. Os desafios do Campus Mobile possibilitaram que trabalhássemos em uma solução que nos levou muito além das atividades acadêmicas”, conclui Ivon Cavalcanti, também co-criador da solução.

A premiação do Campus Mobile inclui uma quantia para aperfeiçoar o projeto e uma viagem ao Vale do Silício, campo mundial de tecnologia e inovação onde os vencedores terão a oportunidade de visitar grandes empresas de tecnologia e universidades de referência para o setor. O embarque do grupo, e dos demais vencedores da 13ª edição, ocorrerá no mês de setembro.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

Em sua trajetória, o projeto já impactou mais de 9.4 mil estudantes e recém-formados. Sendo que, em 2024, contou com 569 estudantes responsáveis pela criação de 285 projetos, representando 26 estados brasileiros.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.

Com a missão de “Conectar pessoas para um futuro melhor”, há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.

O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br

SOBRE O LSI-TEC

A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

 

Foto – Divulgação

Assessoria de Imprensa 

 Giulliana Simão

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