Sudene reúne estados para atualizar a carteira de projetos do Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste
Iniciativa, realizada em parceria com PNUD, promove encontros bilaterais online com gestores da Região
A Sudene deu avançou na atualização da carteira de projetos estratégicos do Nordeste. Foram concluídas, nesta segunda-feira (1º), as reuniões com representantes dos estados de sua área de atualização para coletar sugestões que comporão o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), referente ao período 2024-2027. A iniciativa conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os encontros tiveram o objetivo de refinar e detalhar os projetos priorizados como estratégicos para o desenvolvimento regional. Os representantes estaduais estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do formulário que elenca as sugestões de cada unidade federativa para a carteira de projetos do PRDNE. A ficha deve ser preenchida até 12 de setembro, contendo informações sobre os projetos, localidade, relação com os programas do Plano, resultados e impactos esperados, fonte de recursos, bem como a definição da equipe de gestores e de apoio.
Os projetos de transição energética têm sido destaque nas reuniões, com a possibilidade de criar uma infraestrutura de priorização de investimentos para as propostas dessa área. “A ideia é selecionar projetos que conversem com a transição energética e incluí-los nesta tese de investimentos, priorizando aqueles que maximizem os recursos”, afirma Renato Vaz, coordenador de Planos, Programas e Projetos da Sudene.
No último mês de junho, a Sudene contratou a consultoria técnica especializada Pezco em parceria com o PNUD para subsidiar a atualização e o aprimoramento da carteira de projetos do PRDNE 2024-2027, incluindo estudo do potencial de financiamento e articulação junto aos possíveis financiadores dos projetos estratégicos para o desenvolvimento da Região. A ideia é manter o foco no fortalecimento das cidades intermediárias, com o objetivo de desconcentrar o desenvolvimento e gerar novas oportunidades de negócios e expansão de políticas públicas a partir de municípios-polos.
A primeira etapa desse trabalho foi marcada por oficinas interativas de capacitação e compartilhamento de experiências sobre estruturação de projetos estratégicos para a Região, realizadas entre os dias 11 e 13 de agosto. Elas foram voltadas para os gestores e técnicos dos governos estaduais, Consórcio Nordeste e membros do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff), que trabalham com planejamento e estruturação de projetos estratégicos regionais.
Após o fechamento do ciclo de reuniões com os estados da área de atuação da Sudene, serão iniciadas as etapas que contemplam o estudo do potencial de financiamento dos projetos até o final deste mês (setembro). Em seguida, há previsão de realização de um road show para a apresentação dos projetos em São Paulo (outubro) e o lançamento da plataforma online para o monitoramento e divulgação dos projetos (novembro).
O PRDNE tem o propósito de aperfeiçoar a aplicação dos recursos orçamentários na região, viabilizando projetos e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos. Por meio dele são propostos e incentivados novos modelos de financiamento, com foco na atração de investimentos privados e na qualificação das diretrizes e prioridades dos fundos de financiamento (FDNE e FNE).
Foto: Agência Gov
Ascom Sudene