Prefeitura do Recife lança novo Guia para implementação de Planos de Governança
O novo modelo foi apresentado a todos os representantes dos órgãos e secretarias envolvidos com a elaboração de planos de governança
A Controladoria Geral do Município (CGM) do Recife deu mais um passo significativo no aprimoramento da gestão pública com o lançamento, nesta quarta-feira (03), do novo Guia para Implementação do Plano de Governança
O documento foi apresentado em reunião com os agentes de governança de todos os órgãos e entidades, a ferramenta vai além de um simples manual, introduzindo planilhas personalizadas e uma série de ferramentas de análise que irão auxiliar a forma como a administração municipal avalia e planeja suas ações.
Segundo o controlador-geral do município, Severino Andrade, o Guia faz parte de um esforço contínuo de aprimoramento para o trabalho de governança. “Essa é a nossa terceira edição e a oportunidade de melhorar vários aspectos da gestão e é importante que vários órgãos avancem na qualidade da governança, o que impacta na redução dos riscos e no aumento das entregas à população”, afirmou o controlador.
De acordo com a gerente Geral de Governança e Orientação, Nathalia Romeira, a grande inovação do método está na sua operacionalidade. “Cada órgão receberá uma planilha digital personalizada, estruturada para guiar o gestor desde a identificação até a conclusão de cada ação. Caberá a cada unidade preencher as informações sobre a descrição da ação concreta a ser implementada, a priorização (através da matriz GUT), prazos estabelecidos, responsáveis designados e o status de monitoramento contínuo”, informou Nathália.
Coube às gerentes governamentais Heloísa Bezerra e Ana Paula Barros o detalhamento do documento e capacitação das equipes.
O controlador-geral do Município, Severino Andrade, enfatizou que o novo sistema foi desenhado para ser prático e útil no dia a dia. “Nosso objetivo com este guia é ser mais do que um simples documento de orientação; é oferecer um instrumento dinâmico de apoio à gestão. Essa ferramenta foi pensada para auxiliar o gestor no dia a dia, proporcionando uma visão clara dos dados e facilitando a tomada de decisão. Com ela, será possível simular diferentes cenários, identificar as prioridades mais relevantes e acompanhar a evolução das ações em tempo real, tornando a governança uma prática acessível e efetiva para todos”, explicou.
Além do preenchimento dinâmico, a planilha inclui um simulador de pontuação automático e gera gráficos personalizados, facilitando a visualização do desempenho, a análise de gaps e a comunicação dos resultados com as equipes e a liderança.
A reunião de lançamento, contou com a presença do secretário exeutivo da Controladoria-Geral do Município, Lucas Canto e dos agentes de governança dos órgãos e entidades, que na ocasião foram capacitados para utilizarem a nova ferramenta, que facilita o processo de avaliação. O programa avalia o cumprimento de 154 requisitos de governança, que envolvem mecanismos de liderança, estratégia e controle para a condução de políticas públicas.
Foto: Assessoria
Assessoria de Imprensa