Estudantes pernambucanos embarcam para Brasília para representar o estado na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Delegação participa da etapa nacional da CNIJMA com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

A delegação de Pernambuco embarcou neste domingo (5) para Brasília (DF), onde participará da etapa nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O grupo é formado por estudantes, professores, técnicos, representantes da comissão organizadora e do coletivo jovem, que participaram de uma pré-conferência antes da viagem.

A CNIJMA é uma iniciativa que mobiliza escolas públicas e privadas de todo o país — com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental — para desenvolver ações pedagógicas voltadas à educação ambiental, com base em princípios como “jovem educa jovem”, “jovem escolhe jovem” e “uma geração aprende com a outra”. O objetivo é formar escolas sustentáveis e resilientes, promovendo inclusão, equidade e diversidade.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a conferência é um processo pedagógico e participativo, voltado à valorização da cidadania ambiental e à formação crítica dos jovens brasileiros.

Em 2025, o tema escolhido é “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, alinhado à preparação do país para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro do próximo ano.

Pernambuco na conferência

As mobilizações no estado começaram em novembro de 2024, com a formação de professores e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GREs). A etapa estadual ocorreu entre 5 e 7 de agosto de 2025, no Hotel Monte Castelo, em Sairé, reunindo 113 projetos.

O projeto “Raízes e resistência: soberania alimentar e justiça ambiental na escola”, apresentado pela estudante Rute Prazeres da Silva, da Escola Estadual Caio Pereira (GRE Recife Norte), sob orientação da professora Amanda Breckenfeld Fragoso da Silva, foi o escolhido para representar Pernambuco na etapa nacional.

A delegação pernambucana é composta por 17 estudantes delegados, incluindo representantes indígenas, quilombolas, do campo e um estudante PCD, além de dois representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco, dois da Comissão Organizadora Estadual (COE/PE) e três do Coletivo Jovem.

A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece de 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília, consolidando-se como um espaço de diálogo, aprendizagem e ação em prol da justiça climática e da educação transformadora.

Foto: Reprodução

Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *