SEAP promove cursos nas unidades prisionais femininas voltados ao mercado de trabalho
Nesta quarta-feira (08) comemora-se o Dia Estadual da Mulher Empreendedora. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Programa Novos Passos, vem realizando diversas ações de capacitação destinadas às internas das unidades prisionais femininas a fim de prepará-las para o mercado de trabalho.
A Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), localizada no Agreste, segue até esta sexta-feira (10/10) com o Curso de Corte, Costura e Sublimação, promovido em parceria com a Teleport Educacional. A todo, 25 mulheres participam do curso onde aprendem técnicas de corte e costura de camisas, além de sublimação em diferentes materiais, como canecas, garrafas e camisas.
Também na CPFB, 25 detentas participam do curso de Unhas em Gel, com carga horária de 30 horas, realizado pela SEAP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Todas as participantes têm direito ao certificado e à remição de pena. As áreas de atuação são voltadas ao empreendedorismo a fim de facilitar a reinserção das detentas no mercado de trabalho.
Uma parceria da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), no Engenho do Meio, e o Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema) possibilitará a realização da Oficina Empreender para 30 detentas da unidade prisional. “São iniciativas importantes porque levam à pessoa em privação de liberdade a oportunidade de aprender uma profissão, que poderá ser exercida dentro e fora da unidade prisional e gerar renda para a família”, destacou o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales.
Já no dia 14 deste mês, a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) receberá uma aula-show do Sebrae e Instituto César Santos. Profissionais da área de gastronomia ministrarão três aulas para 20 internas.
Fotos: Divulgação/SEAP