Espaço Conecta Elas promove programação gratuita para mulheres no Rec’n’Play
As iniciativas a serem realizadas no Centro Marta Almeida incluem rodas de conversa, desfile, feirinha e oficinas sobre inovação, renda e protagonismo da mulher
O Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, equipamento da Secretaria da Mulher do Recife, promove o “Espaço Conecta Elas”, um grande hub de inovação e oportunidades, durante o festival Rec’n’Play, desta quarta-feira (15) até sexta-feira (17). O local foi pensado para criar conexões entre mulheres, através de práticas coletivas e de diálogos que serão realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife (SDEC) e o Fórum Nordeste de Economia Circular. Haverá cinco atividades gratuitas e abertas ao público, além das oficinas com inscrição prévia, e da feira de mulheres empreendedoras.
“Buscamos impulsionar a economia criativa e promover a inclusão produtiva, ampliando as oportunidades de geração de renda e fortalecendo a autonomia social, política e econômica das mulheres do Recife” afirma a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.
Nesta quarta-feira (15), às 14h, o Espaço Conecta Elas vai dar lugar a um bate-papo sobre os desafios de empreender com segurança. Quem vai participar da conversa é a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão, a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Procon Recife, Cristiane Moneta, e a gerente geral de Desenvolvimento Sustentável e Inovação para Igualdade de Gênero do Recife, Ana Magalhães.
Na quinta-feira (16), a programação contará com o bate-papo “Conexões que Inspiram: Moda, Criatividade e Desenvolvimento”, às 14h. A conversa reunirá Cris Vital, produtora do desfile do Inova na Moda; Giovanna Zirpoli, influencer e designer de moda; Natalia Ester, idealizadora do Urd Ateliê; e Magna Coeli, fundadora da Refazenda. A mediadora será Laura Ayres, instrutora de moda e costura do Centro Marta Almeida. O encontro vai abordar experiências e caminhos possíveis para transformar a moda em ferramenta de impacto cultural e econômico.
No mesmo dia, às 15h15, acontece o desfile “Inova na Moda Recife”, com peças produzidas pelas costureiras selecionadas no Desafio de Costura Criativa Inova na Moda. A apresentação terá início no Centro Marta Almeida e seguirá em percurso até o Espaço Conecta Recife, na Avenida Rio Branco, destacando o protagonismo das mulheres na moda autoral e sustentável. Dez costureiras participam da votação pública das peças produzidas e o primeiro lugar levará para casa uma máquina de costura profissional.
Na sexta-feira (17), às 10h15, será realizada a roda de conversa “Mulheres em Movimento: Práticas e Impactos nas Novas Economias”. A iniciativa contará com a participação de Priscilla Arantes (Instituto Afroella), Natalia Ester (Fashion Revolution), Avani Santana (Secretaria da Mulher do Recife), Leonice Rainha da Sucata (Instituto Lixo Zero Brasil), Ana Maria Kairi (liderança indígena e escritora) e Joana Menezes, promovendo um debate sobre inovação, sustentabilidade e protagonismo feminino nas novas economias.
Por fim, às 14h, haverá um encontro com o tema “Moda e Costura Criativa: fortalecendo a geração de renda e o empoderamento das mulheres”, com as idealizadoras e realizadoras do Desafio de Costura Criativa Inova na Moda: Alessandra Vieira, secretária executiva de projetos estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife; Laleska dos Santos, Gerente de Promoção e Fortalecimento Sociopolítico e Econômico da Secretaria da Mulher do Recife; Laura Ayres, professora e mentora de moda e upcycling; e Giovanna Zirpoli, designer responsável pelo modelo da bolsa do Desafio de Costura Criativa Inova na Moda. Durante o encontro, será anunciado o resultado do desafio e realizada a entrega da premiação, que consiste em uma máquina de costura industrial.
OFICINAS – o Espaço Conecta Elas também oferecerá duas atividades gratuitas cujas inscrições foram encerradas na segunda (13): a aula-show “Semeando Novos Horizontes”, com o chef Demetrius, e uma oficina sobre ferramentas de inteligência artificial com a instrutora Nanda Valentte, cada uma com 25 vagas. Podem participar mulheres a partir de 16 anos que residam no Recife, mediante inscrição pelo site recnplay.pe e preenchimento de formulário disponível no Instagram @secmulherrecife.
FEIRA – Durante o festival Rec’n’Play, a Secretaria da Mulher promoverá uma feira de mulheres empreendedoras atendidas por seus projetos. A iniciativa ocorrerá de 15 a 18 de outubro, das 11h às 20h, na calçada da Rua Domingos José Martins, próximo à Rua Barbosa Lima.
Ao todo, 30 empreendedoras dos projetos Rede de Artesãs, Tá Com Elas e alunas do Centro Marta Almeida participarão da feira, revezando-se nos dias do evento. Serão expostos produtos de artesanato, moda, gastronomia, beleza, bem-estar e sustentabilidade.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Mulher Imprensa