O futuro começa agora: Coletivo Coca-Cola Jovem tem 15 mil vagas abertas e conexão com mercado de trabalho
Iniciativa prepara as juventudes para as carreiras do amanhã com aprendizado digital e conexão com mais de 400 empresas parceiras
O Instituto Coca-Cola Brasil, uma das maiores iniciativas de inclusão produtiva do país, anuncia a abertura de 15 mil novas vagas gratuitas para o programa Coletivo Coca-Cola Jovem em todo o Brasil. Voltado para jovens entre 16 e 29 anos, que já concluíram ou estão finalizando o Ensino Médio, o curso online oferece formação profissional certificada e conexão direta com oportunidades de emprego em mais de 400 empresas parceiras. As inscrições podem ser feitas neste site ou por meio do aplicativo, disponível no sistema Android e IOS.
Pensado para a realidade das novas gerações, o Coletivo Coca-Cola Jovem oferece um caminho de formação composto por 12 videoaulas curtas e práticas, que podem ser assistidas no ritmo de cada participante. Os temas vão desde a elaboração de currículo até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando os jovens para o mundo do trabalho.
“Mais do que ensinar como conseguir um emprego, nós ajudamos os jovens a compreenderem seu próprio potencial. As habilidades trabalhadas no curso, como comunicação, empatia, colaboração e resolução de problemas, são hoje determinantes para qualquer trajetória profissional. Quando um jovem desenvolve essas competências, ele não só consegue sua primeira oportunidade, como também se prepara para crescer e construir uma carreira sustentável”, explica Daniela Redondo, Diretora-Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil.
Novos futuros: o que você quer para o seu?
O programa Coletivo Coca-Cola Jovem também abre espaço para a construção de novos futuros como o de Rayssa Souza Linhares, de 20 anos, que conquistou seu primeiro emprego dois meses após concluir a capacitação do ICCB, trabalhando em uma grande empresa do ramo alimentício.
“Eu gostei muito do curso por ser rápido e online. Tinha vídeo aula sobre como se apresentar na entrevista e sobre como montar currículo. Isso fez muita diferença para mim porque, antes de fazer o Coletivo, eu mandava currículo e ninguém me chamava”, afirma. “Outra coisa que me chamou atenção foram as vagas exclusivas”, completa.
Atualmente estudante do primeiro semestre de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UNB), a aluna pensa no futuro e sonha alto “Eu me imagino fazendo um intercâmbio, viajar para conhecer outras culturas e aprender a falar mais de duas línguas. Também quero me formar na faculdade, claro”.
Nathalia Oliveira Alves, concluiu a capacitação aos 23 anos, naquela época ela já tinha um sonho: “Eu queria entrar para o mercado de trabalho, em uma grande empresa. Já tinha feito algumas entrevistas, mas não conseguia passar em nenhum processo seletivo”, conta.
Após concluir o curso e passar por algumas entrevistas, a jovem começou a trabalhar como aprendiz em uma das empresas do sistema Coca-Cola “Essa foi a primeira oportunidade para alavancar a minha vida. Eu me desenvolvi profissionalmente, sai de lá como analista pleno. Depois fui trainee em outra corporação e, hoje, aos 27 anos, sou Customer Service em uma multinacional do setor químico.”, detalha.
Para Nathalia, o céu não é o limite. “Eu sou uma pessoa muito ambiciosa, fui a primeira pessoa da minha família a entrar em uma multinacional e nunca desisti do que eu acreditava. Eu sei que eu quero chegar longe. Já comprei meu apartamento, mas quero muito mais” destaca.
O Instituto Coca-Cola Brasil já impactou 605 mil jovens e, até 2026, prevê alcançar 1 milhão. Esse é um movimento de impacto social em larga escala que contribui para um país mais justo e produtivo, onde os jovens não apenas sonham com o futuro, mas o constroem com as próprias mãos.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB)
O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.
Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2026, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 1 milhão de pessoas, prioritariamente jovens, mulheres e negros em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 806 mil pessoas através de diversas causas.
Foto: Crédito: Divulgação
Assessoria de Imprensa – Instituto Coca-Cola Brasil
GBR Comunicação