Duplicação da Ladeira da Cohab avança com conclusão de etapas e abertura de novas frentes de trabalho
As obras de duplicação da Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, avançaram com a conclusão de etapas e abertura de novas frentes de trabalho. A Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 11 milhões na duplicação da via, que conecta a Avenida Dois Rios à parte alta do bairro e recebe, em média, 21 mil veículos por dia. A intervenção, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), representa uma grande transformação para o local e vai ampliar a capacidade de tráfego, melhorar a acessibilidade e abrir um novo acesso pela BR, que também servirá de entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura. Nesta quinta-feira (30), o prefeito João Campos vistoriou o avanço dos trabalhos.

“Essa é uma obra que está acontecendo em ritmo importante. Na fase atual, estamos realocando a rede elétrica, que é sempre um ponto crítico, e preparando o terreno para recebimento das primeiras placas de concreto”, explicou João. “Para fazer essa obra, precisamos de três conjuntos de muro de arrimo. Então, além da obra da via, temos que fazer também uma contenção de encosta para viabilizar a construção. Isso tudo será feito nos próximos dias. A duplicação vai gerar uma série de benefícios a toda a população local e àqueles que circulam pela região”, detalhou o gestor.Já foram concluídas duas das três frentes de muros de arrimo necessárias para a contenção da encosta da ladeira, sendo a primeira no trecho mediano e a segunda na parte superior, e em breve será iniciado o muro que se situa na parte inferior. Também na parte superior, está sendo feita a terraplenagem com reforço da sub-base e da drenagem para posterior pavimentação em concreto, e a Neoenergia está fazendo a implantação de novos postes e da rede de energia, além da retirada dos postes antigos.
A contenção das encostas é uma etapa essencial da obra, que garante a segurança estrutural e permite a duplicação da via. Para isso, estão sendo construídos três muros de arrimo, aplicados 365 m² de solo grampeado verde e instalados 1.122 metros de grampos, além de 126 m² de telas argamassadas. Foi iniciada também a terraplenagem e drenagem para construção da via que margeia a BR-101 e dará acesso à Ladeira da Cohab.
Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), cada uma com 3,6 metros, além de ganhar um canteiro central. A ampliação permitirá que a via deixe de ser apenas um ponto de passagem e se torne um eixo estruturador do bairro, integrando melhor o tráfego da BR-101 e preparando o entorno para receber novos equipamentos públicos, como o Parque Municipal do Ibura. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2026.

Além da duplicação, o projeto inclui a recuperação do pavimento, execução de placas e pisos de concreto, instalação de meio-fio, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas com piso tátil e travessias em nível. Também haverá ampliação e modernização da iluminação pública, aumentando a segurança de quem circula pelo local.

