Recife realiza COP30 com Crianças e Adolescentes para formar nova geração de negociadores climáticos

Evento ocorreu neste sábado (1º), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, com a presença do prefeito João Campos. Iniciativa reuniu Comitês de Crianças do ProMorar Recife e estudantes integrantes de projetos sobre sustentabilidade da rede municipal para debater propostas para o futuro da cidade

Recife deu mais um passo decisivo na preparação para a COP30 e reafirmou seu protagonismo na agenda climática ao promover a COP30 com crianças e adolescentes, uma experiência inédita de diplomacia climática infantojuvenil. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura do Recife, reúne mais de 150 crianças e adolescentes para discutir, analisar, negociar e elaborar propostas conjuntas.

O evento, promovido pela Prefeitura, teve início neste sábado (1º), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, e segue com outras duas etapas no Compaz Dom Hélder Câmara e na Câmara Municipal do Recife, culminando na apresentação da Carta Compromisso das Crianças e Adolescentes do Recife, documento que consolidará propostas e compromissos pelo futuro climático da cidade.

“Eu vou fazer questão de ao ir para a COP30 representando a nossa cidade, levar a carta feita por vocês, para que seja o documento do Recife em defesa do futuro de todos nós. O que estamos fazendo é muito importante. Falamos de algo que toda a cidade deveria fazer: poder conversar sobre o futuro da cidade, fazendo um projeto participativo para que isto seja levado para a maior reunião anual, tendo na representação do Recife a escrita da juventude. Digo a vocês que poucos prefeitos estão fazendo um documento como esse. Na nossa cidade, quem fala sobre o futuro não é um político que foi eleito, são as crianças que estão em sala de aula. Por isso, o Recife é diferente de todo o mundo”, afirmou o prefeito João Campos.

A ação faz parte do ciclo de iniciativas preparatórias do Recife rumo à COP30, que será realizada em Belém, no Pará, neste mês de novembro. A programação do Recife faz referência ao modelo de COP das Nações Unidas com divisão em Zona Azul, reservada para as crianças e adolescentes que atuarão como Delegadas durante o evento, e Zona Verde aberta ao público.

A ação uniu uma metodologia própria proposta pelas crianças e adolescentes para o processo de debate e construção coletiva, com o modelo das Model United Nations (MUN), amplamente adotado em universidades e escolas de todo o mundo, estimulando o desenvolvimento de competências como argumentação, cooperação, negociação e pensamento crítico.

Ao final do processo, a Carta Compromisso das Crianças e Adolescentes do Recife terá propostas de perspectiva local para a mudança global, que será entregue em sessão solene na Câmara Municipal do Recife, simbolizando o compromisso da nova geração com um futuro climático justo e sustentável.

Laura Thawanny, 9 anos, aluna da Escola Municipal Pais e Filhos, localizada comunidade Dancing Days, na Imbiribeira, fez a saudação inicial da solenidade. “Nesse momento de hoje o prefeito vai escutar a gente para falarmos o que estamos querendo na nossa cidade e nas nossas comunidades”, disse ela.

A COP30 com Crianças e Adolescentes do Recife é fruto da articulação entre a Secretaria de Educação e o Gabinete de Gerenciamento do ProMorar Recife, com apoio das Secretarias da Mulher, de Esportes, de Saúde, de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, além do Gabinete de Inovação Urbana e a executiva de Agricultura Urbana do Recife, bem como parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Este ano o tema da rede do Recife foi meio ambiente e sustentabilidade, sendo o fio condutor de todas as atividades pedagógicas que cada escola desenvolveu ao longo do ano. Queríamos ouvir as crianças para que elas pudessem nos contar quais as suas expectativas com cada uma das comunidades. É muito bom poder vir aqui com as nossas crianças do Recife dando uma nova vida para um espaço que já é tão poderoso na cidade”, destacou a secretária de educação do Recife, Cecília Cruz.

“Os nossos jovens que estão indo pra COP estarão representando a cidade junto com o prefeito. Esse momento de hoje é muito importante para o futuro sendo através das nossas crianças”, disse o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

“Temos um programa, que é o ProMorar, que vem trazendo grandes transformações sociais dentro dos territórios, melhorando em grandes níveis a nossa cidade. E vocês são o nosso futuro. Ouvir as crianças e jovens é muito importante para contribuir para uma cidade melhor”, contou a secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Reconhecida internacionalmente como uma das cidades mais vulneráveis às mudanças climáticas, Recife transforma sua vulnerabilidade em ação e liderança. Com a COP30 com Crianças e Adolescentes, a capital pernambucana reafirma seu compromisso com a educação climática, a diplomacia cidadã e a formação de uma geração preparada para cuidar do planeta.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *