Declaração dos rebanhos do estado: Adagro convoca produtores para atualizar o cadastro dos animais e das propriedades no mês de novembro

 

Com o reconhecimento de Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) precisa manter a vigilância e a prevenção para a febre aftosa e outras doenças em Pernambuco. A Portaria Adagro nº 065, publicada dia 29/10/24, instituiu a obrigatoriedade da atualização cadastral dos rebanhos do estado, nos meses de maio e novembro, para todos os animais que estejam sob a responsabilidade do produtor (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves comerciais e de subsistência, animais aquáticos, abelhas), entre outras espécies.

Durante o mês de novembro, os escritórios da Adagro localizados em todo o estado estarão recebendo os produtores para realização da atualização cadastral e geolocalização das propriedades, conforme prevê o Manual de Padronização do Cadastro Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para a diretora-presidente da Adagro, Vania Lucia Santana, a campanha de atualização tem como objetivo apoiar as ações de vigilância e proteção dos rebanhos do estado e acontece junto com a geolocalização das propriedades. Mesmo quem não possui um aparelho de GPS, pode pedir o apoio de associações ou sindicatos rurais para marcar as coordenadas geográficas do seu sítio ou fazenda e informar no momento da declaração.

“Mas a Adagro receberá os produtores que tiverem dúvidas  de como registrar o local da propriedade, com dados georreferenciados”, reforçou Vania Santana.

A atualização cadastral dos rebanhos e a das propriedades são obrigatórias. Quem não comparecer à Adagro até 30 de novembro estará sujeito a penalidades administrativas  e ficará impedido de movimentar os animais.

 

 

Foto: Pablo Amaral/Divulgação

Ascom Adagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *