Caravana Cultural pela Dignidade Menstrual no Ibura

 

Crédito :UNICEF/BRZ/Corinne Sciortino

A Caravana Cultural pela Dignidade Menstrual, realizada no bairro do Ibura, Recife, busca desmistificar a menstruação, promovendo informação e acolhimento através da arte. Abordando estudantes do Ibura, o projeto, promovido pelo UNICEF em parceria com o Movimento #PraQuemMenstrua e Needs, utiliza oficinas de arte-educação, como teatro e poesia, para ampliar a compreensão sobre a menstruação.

O projeto inclui meninos como aliados, discutindo novas masculinidades, e utiliza a arte como diferencial para engajar os participantes. A Caravana Cultural pelo Empoderamento e Dignidade Menstrual, implementada pelo Centro de Mulheres do Cabo, realizou eventos itinerantes, alcançando 10 mil adolescentes em escolas municipais e estaduais, abordando temas de equidade e violência baseada em gênero.

Resultados apontam para uma mudança significativa na percepção dos estudantes sobre a menstruação, reduzindo a vergonha de discutir o tema e incentivando a busca por informações corretas. Estudantes relatam maior acolhimento na escola e uma disposição crescente para compartilhar o conhecimento adquirido. O projeto faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, parceria com a Prefeitura do Recife, visando a promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes mais vulneráveis até 2024. O UNICEF, em parceria com Needs, também foca na saúde menstrual, doando kits de higiene e promovendo debates sobre a dignidade menstrual nas comunidades mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *