Quarta-feira de trovoada de baques de maracatu no Pina
Porto Rico recebe segundo ensaio aberto para Tumaraca – Encontro de Nações
As prévias gratuitas do Recife continuam a pleno vapor e irão oferecer variadas programações em sua primeira semana. Amanhã, quarta (5), o Maracatu Nação Porto Rico recebe o segundo ensaio para a 22ª edição do Tumaraca, que acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro, reunindo 700 batuqueiros de 13 nações, no Marco Zero, para celebrar o sagrado rítmico e percussivo da cultura popular, na abertura do Carnaval do Recife. Os ensaios abertos foram iniciados ontem (3 de fevereiro), no Cambinda Estrela, na Campina do Barreto.
Até o próximo dia 21, serão realizados quatro ensaios por semana: três nas comunidades das nações e um na Rua da Moeda, congraçando todos os maracatus que ensaiaram na respectiva semana. O ensaio do Nação Porto Rico será realizado rua Eurico Vetrúvio, 484, Pina, a partir das 18h, com a participação do diretor artístico da edição 2025 do Tumaraca, Lucas dos Prazeres, e dos diretores criativos Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, além do Grupo Voz Nagô, criado por Naná Vasconcelos para somar vozes às percussões ancestrais dos maracatus.
Este ano, 13 nações de maracatu vão se reunir na celebração, tocando juntas sob a direção artística de Lucas dos Prazeres, com direção criativa de Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero. Representando o futuro do maracatu, crianças das 13 nações seguirão de mãos dadas com seus respectivos mestres, que irão à frente do cortejo, no dia 27, abrindo caminho para a cultura recifense e as ancestralidades que a confirmam e sustentam. Na chegada ao Marco Zero, as nações seguirão celebrando juntas as loas e tradições de cada grupo. De um a um, os mestres se revezarão na regência do coro percussivo e coletivo das centenas de tambores, que dobrarão seus baques, em celebração à força da tradição que as nações confirmam juntas.
Em cima do maior palco do Carnaval do Recife, cada mestre fará a regência da loa mais antiga de cada nação, que será cantada pelo Coral Voz Nagô, fundado por Naná. O espetáculo, que renderá homenagens ao Tata Raminho de Oxóssi (in memorian), ao mestre Teté, patrimônio vivo do Recife, e ao mestre Walter, que representam, na atualidade, as mais profundas raízes do maracatu pernambucano.
Juntos, os mais de 700 batuqueiros, suas alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus, farão ainda uma saudação ao mestre Naná Vasconcelos. Somarão-se também à celebração do sagrado e do festivo percussivo recifense e pernambucano as vozes de Lucas dos Prazeres e do poeta, compositor e cantor Chico César, devoto do sagrado das tradições culturais e do Carnaval de rua do Recife, suas resistências, alegrias e belezas ancestrais.
ENSAIOS DO TUMARACA NO RECIFE
Dia 3 (segunda-feira)
Maracatu Cambinda Estrela
Local: Rua Doutor Elias Gomes, 420, Chão de Estrelas/Campina do Barreto
Horário: 17h
Dia 5 (quarta-feira)
Maracatu Porto Rico
Local: Rua Enrico Vitrúvio, 484, Pina (próximo ao Banhista do Pina)
Horário: 17h
Dia 6 (quinta-feira)
Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Local: Rua Severino Bernardino Pereira, Alto José do Pinho (próximo ao Caldinho do Biu)
Horário: 17h
Dia 7 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 10 (segunda-feira)
Maracatu Raízes de África
Local: Largo da Bomba do Hemetério, na Rua Chã de Alegria (ao lado de Gil do Peixe)
Horário: 17h
Dia 11 (terça-feira)
Maracatu Encanto do Pina
Local: Rua Osvaldo Machado, 504, Pina
Horário: 17h
Dia 12 (quarta-feira)
Maracatu Encanto da Alegria
Local: Largo da Mangabeira (ao lado do Bar do Meninão)
Horário: 17h
Dia 14 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 15 (sábado)
Maracatu Estrela Dalva
Local: Rua Pinheiro, 2, Joana Bezerra (em frente ao Compaz Dom Hélder Câmara)
Horário: 17h
Dia 18 (terça-feira)
Maracatu Tupinambá
Local: Rua Erundina de Negreiros, Córrego do Jenipapo (em frente à Loja TMAV)
Horário: 17h
Dia 20 (quinta-feira)
Maracatu Leão da Campina
Local: Rua Empresário Ricardo Brennand, 5, UR 4 – Ibura
Horário: 17h
Dia 21 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h
Dia 26 (quarta-feira)
Ensaio geral do Tumaraca
Local: Marco Zero
Horário: 20h
Fotografias – Marcos Pastich – PCR Imagem