Recife abre inscrições para a IV Pré-Conferência Municipal LGBTI+
Evento descentralizado será realizado entre 1º e 15 de abril, com encontros em todas as RPAs da cidade. O objetivo principal é construir políticas públicas eficientes de enfrentamento à discriminação e promoção dos Direitos Humanos e cidadania da população LGBTI+
A Prefeitura do Recife abriu, nesta quarta-feira (26), as inscrições para a IV Pré-Conferência Municipal LGBTI+, que acontecerá entre os dias 1º e 15 de abril de forma descentralizada, abrangendo todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Com o tema “Fortalecendo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+: Estabelecendo Redes”, o evento é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTI+, e tem como objetivo fortalecer o enfrentamento à discriminação e promover os Direitos Humanos e a cidadania da população LGBTI+.
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de abril, pelo site www.conferencialgbti.recife.pe.gov.br, escolhendo o encontro correspondente à RPA onde residem. Cada reunião terá um limite de 50 vagas, mas aqueles que não conseguirem se inscrever online poderão comparecer presencialmente e garantir a participação, caso ainda haja disponibilidade de vagas no momento.
“A iniciativa criará um espaço aberto de diálogo e participação, permitindo que a comunidade LGBTI+ discuta as suas demandas, compartilhe experiências e contribua ativamente na construção de políticas públicas. O objetivo é fortalecer a promoção dos direitos humanos, a igualdade e o respeito à diversidade, garantindo que essas vozes sejam ouvidas e valorizadas”, comentou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.
Em cada RPA, serão eleitos dez delegados para representar a comunidade nas discussões da Conferência Municipal LGBTI+. Os representantes da sociedade civil vão corresponder a 50% do total de delegados, os outros 50% serão representantes do poder público.
Confira as datas e os locais das reuniões nas seis RPAs:
RPA 1
01/04 (segunda-feira) – 18h
Escola Municipal Pedro Augusto: Rua Barão de São Borja, 279 – Soledade
RPA 2
03/04 (quarta-feira) – 18h
Compaz Eduardo Campos: Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto Santa Terezinha
RPA 3
08/04 (segunda-feira) – 18h
Escola Profissionalizante Dom Bosco: Estrada do Arraial, 2900 – Casa Amarela
RPA 4
05/04 (sexta-feira) – 14h
Escola Municipal de Arte João Pernambuco: Rua Barão de Muribeca, 116 – Várzea
RPA 5
15/04 (segunda-feira) – 18h
Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves: Rua Ernesto Cavalcanti, 41 – Mustardinha
RPA 6A
12/04 (sexta-feira) – 08h
Compaz Atriz Leda Alves: Rua José Rodrigues – Pina
RPA 6B
12/04 (sexta-feira) – 08h
Compaz Ibura – Paulo Freire: Ladeira da Cohab, 10 – COHAB
CONFERÊNCIA MUNICIPAL – A Conferência Municipal LGBTI+ será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio, com o objetivo de construir o Plano Municipal LGBTI+ do Recife. Durante os três dias de evento, os debates serão organizados em torno de quatro eixos temáticos: enfrentamento às violências LGBTI+, discutindo estratégias para a redução da violência e promoção da segurança da população LGBTI+; trabalho digno e geração de renda, abordando empregabilidade, empreendedorismo e garantia de acesso a oportunidades econômicas para essa população; interseccionalidades nos direitos, com debates sobre envelhecimento, etarismo, relações étnico-raciais, classes sociais, inclusão de pessoas com deficiência e/ou neurodivergências, aporofobia e matrizes religiosas; e a institucionalização da Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+, com propostas voltadas para educação, saúde, assistência social e cultura. A conferência será um espaço democrático e participativo, garantindo que as demandas e vivências da população LGBTI+ sejam contempladas na formulação de políticas públicas municipais.
Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.
Assessoria de Imprensa