Implantação de rede de esgoto de grande porte é iniciada em Afogados

Os serviços para implantação de uma tubulação de grande porte pertencente ao sistema de esgotamento sanitário da zona sul do Recife, o coletor tronco, foram iniciados na noite de ontem (7) pela Compesa no bairro de Afogados. A ação está concentrada na rua Nicolau Pereira, próximo ao número 456, e será executada em etapas. Esse primeiro trecho deverá ser concluído até 17/4, após o assentamento da rede e recomposição do pavimento no local. Em continuidade, a obra seguirá pela mesma via em direção ao cruzamento com a Rua Imperial. A mobilização de sinalização inicia por volta das 19h com execução das atividades das 20h às 5h, de segunda a sábado, e a previsão é que as intervenções sejam finalizadas até 11 de agosto em razão do grande porte da rede e de interferências com outras redes de serviços.

O prazo da obra é extenso devido a alguns desafios a serem enfrentados pelas equipes da BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, que executa a ação. Os 500 metros de rede a serem implantados têm 800 milímetros de diâmetro e serão assentados a uma profundidade elevada, média de 3,55 metros, além disso, o nível alto do lençol freático demanda o uso de sistemas de ponteiras para rebaixamento. A iniciativa é realizada ainda em horário restrito, no período noturno, para mitigar os impactos na rotina da população. No período diurno, uma faixa da Rua Nicolau Pereira está sendo utilizada para armazenamento do material da obra. Já no horário da execução dos trabalhos, à noite, duas faixas da via ficam interditadas. Essa estratégia foi desenvolvida para causar o menor impacto possível no trânsito, que é intenso nessa área.

A Compesa lembra que, neste período da obra, os motoristas precisam prestar atenção à sinalização no local e utilizar a faixa que estiver livre para circulação. A obra faz parte da ampliação do sistema de esgotamento sanitário que beneficiará 38 mil pessoas no Recife, nessa segunda etapa, moradores de bairros como Ilha da Joana Bezerra, Coque, Cabanga e, posteriormente, também o bairro do Pina e parte do Prado e Bongi.

 

Foto: Hans von Manteuffel

Secretaria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *