Pernambuco inaugura a primeira reserva solar do mundo para proteger a luz do sol nas praias
Iniciativa inédita da marca Corona busca preservar o acesso ao sol nas praias públicas e inspirar ações semelhantes em outros países, como África do Sul e México
A primeira reserva solar do mundo, em um esforço para preservar o acesso à luz solar em praias públicas, foi inaugurada em Pernambuco, na região Nordeste do país. Um terreno de frente para a praia de Piedade foi arrendado para limitar a altura dos edifícios no espaço, impedir a potencial obstrução da luz solar e garantir que ela chegue à areia.
O local será o primeiro desse conceito inédito, que visa inspirar outras ações para preservar o acesso ao sol no dia a dia das pessoas. A iniciativa é da marca de cervejas Corona que, em 2025, está celebrando seu 100º aniversário. A empresa divulgou que pretende criar reservas solares em mais lugares, incluindo África do Sul, México e outras, ao longo do próximo ano.
No Brasil, mais da metade da população do Brasil vive no litoral do país, de acordo com o Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o aumento populacional, vem o desenvolvimento e a expansão das orlas, o que significa que os guarda-sóis já não mais são as únicas fontes de sombra na areia.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a agência Grey. “A reserva solar foi criada com base em um conceito, que é amplamente desconhecido pelo público, para salvaguardar a luz solar nas praias. O objetivo é dar o exemplo, iniciar uma discussão e aumentar a conscientização entre a população e as comunidades locais para preservar a luz do sol em nossas praias para que todos possam desfrutar”, explica Manir Fadel, CEO e CCO da Grey.
“Sabemos que muitos brasileiros compartilham esse sentimento e esperamos que todos tenham um lugar ao sol. Sentimos que essa iniciativa incentivará as pessoas a valorizarem a sua presença”, disse Gabriela Gallo, diretora de marketing da Corona no Brasil.
Foto: Divulgação
Fonte: O TEMPO