Controladoria-Geral do Recife participa de Seminário Internacional sobre ouvidorias e ombudsman
Município apresentou o projeto Ouvidoria 4.0, que une inteligência artificial e análise do sentimento e opinião da população para tomada de decisões pela gestão
A Controladoria-Geral do Município e a Ouvidoria-Geral do Recife marcaram presença no 17º Seminário Nacional de Ouvidores & Ouvidorias e no 7º Seminário Internacional “Ouvidores Defensorías del Pueblo & Ombusdman”, que na edição de 2025 teve o tema Novos Paradigmas e desafios para ouvidores e provedores de Justiça na América Latina e no Caribe. O evento foi realizado de quarta-feira até sexta-feira (11), no Mar Hotel, no Recife.
No encontro foram discutidos os desafios enfrentados por ouvidores, provedores de justiça, defensores públicos e ombudsmen em países de língua portuguesa, na América Latina e no Caribe. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a experiência do município, que já tem uma Ouvidoria com dez anos de atuação, e vem aprimorando fluxos de trabalho continuamente, envolvendo e mobilizando interlocutores em todas as áreas da gestão municipal. A Ouvidoria 4.0 é um desses projetos – trata-se de nova ferramenta que faz a análise do sentimento da população em relação aos serviços prestados pela gestão municipal, por meio do cruzamento dos dados registrados em todos os canais de interação que a prefeitura possui atualmente, como a Ouvidoria-Geral, o site e aplicativo Conecta Recife, além das avaliações dos serviços. O resultado gera relatórios diários que poderão ser acompanhados pelos gestores, apoiando na tomada de decisão”, disse o controlador-geral do município, Severino Andrade.
A Ouvidora-Geral do Recife, Carmen Sofia, fez uma apresentação sobre a importância da análise de dados no contexto da Ouvidoria e a retroalimentação da gestão. “Manifestações sistematizadas são insumos estratégicos para os gestores e a Ouvidoria tem o poder de transformar relatos individuais em inteligência coletiva”, afirmou Carmen Sofia.
O Seminário foi promovido pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, organização não governamental, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip, com 30 anos de experiência na execução de projetos de inclusão social, especialmente na realização de eventos com diversas temáticas no Brasil e no exterior.
Fotos: Assessoria
Assessoria de Imprensa