Fecomércio-PE lidera Missão Empresarial ao Japão e China para abrir novas oportunidades de negócios e cooperação mútua
Vigésima edição da missão da Federação reúne líderes do Nordeste, Sul e Sudeste e inclui reuniões estratégicas com a JICA, JETRO e a Embaixada do Brasil em Tóquio, além de visitas à Expo Osaka e polos de inovação em Shenzhen
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realiza, de 27 de agosto a 13 de setembro, a 20ª edição da Missão Empresarial Nordeste do Brasil ao Japão e à República Popular da China. Com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE), do Serviço Social do Comércio (Sesc-PE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE), a missão reunirá 65 integrantes, incluindo empresários, representantes de entidades de classe, autoridades públicas e dirigentes de instituições de outros estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Esta será a primeira missão internacional organizada pela Fecomércio-PE desde 2017 e a primeira sob a liderança de Bernardo Peixoto, atual presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Para ele, a ação ocorre em um momento simbólico para as relações internacionais brasileiras. “Considerando o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão e o escopo e a magnitude das relações mantidas por nossa Nação com a China, além do caráter de amizade e cooperação que caracteriza as tratativas entre esses países e o Brasil, a missão é um instrumento estratégico para a prospecção de negócios para o Nordeste e para o estado de Pernambuco, em particular”, afirmou.
Missão – No Japão, entre 31 de agosto e 6 de setembro, a delegação participará da Expo Osaka 2025, onde a Fecomércio-PE irá realizar a ação “Sistema S: Conexões que Transformam”, com apresentações institucionais das entidades de classe participantes. A agenda em Tóquio inclui encontros com a Japan International Cooperation Agency (JICA), que atua em projetos de mobilidade urbana, saneamento, transporte, planejamento de cidades sustentáveis, saúde, educação, policiamento comunitário e gestão de riscos de desastres naturais. Também haverá reuniões com a Japan External Trade Organization (JETRO), que fomenta o comércio e os investimentos internacionais, e visita institucional à Embaixada do Brasil.
De acordo com o coordenador técnico da missão, o consultor da Fecomércio-PE Fábio Oliveira, as visitas no Japão visam a “identificar oportunidades de cooperação que vão desde soluções para problemas globais, como as mudanças climáticas, a mobilidade urbana e o envelhecimento populacional, até programas de treinamento e capacitação de pessoas e empresas em áreas de alta demanda no Brasil”, explicou.
Na China, a programação ocorrerá entre 7 e 12 de setembro, com visitas a Shenzhen, conhecida como o “Vale do Silício chinês”, e à capital, Pequim. Em Shenzhen, a delegação conhecerá de perto operações intensivas em usos de tecnologia, conduzidas por empresas de porte global. Um destaque é a visita à Huawei, multinacional chinesa que é referência mundial em tecnologia de telecomunicações, redes e dispositivos móveis, desenvolvendo desde smartphones até sistemas avançados de infraestrutura digital.
Em Pequim, a programação prevê a realização de um Seminário sobre Oportunidades de Investimentos e de Negócios no Nordeste do Brasil, marcado para o dia 11 de setembro. A atividade, já tradicional nas missões empresariais da Fecomércio-PE, reunirá empresários brasileiros e chineses, com apresentações sobre a economia da região, oportunidades de investimento e casos de sucesso. O evento contará ainda com apresentações institucionais do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE e do Sebrae/PE, além de um palestrante chinês indicado pela Embaixada do Brasil em Pequim. “Será uma experiência única para conhecer modelos de inovação e gestão, ao mesmo tempo em que mostramos ao mundo a força empreendedora da nossa região, estabelecendo conexões que podem gerar resultados concretos para empresas de todos os portes”, comenta Cleide Pimentel, Diretora Geral Executiva da Fecomércio-PE e coordenadora geral da missão.
Mercados – Apesar da repercussão internacional, o recente anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros, conhecido como “tarifaço de Trump”, não alterou os planos da missão. Para a Fecomércio-PE, o atual contexto reforça ainda mais a necessidade de diversificar mercados e ampliar relações comerciais com parceiros estratégicos como Japão e China, buscando novas oportunidades de exportação, cooperação técnica e investimentos que fortaleçam a competitividade do Nordeste.
Segundo Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, iniciativas como esta têm o papel fundamental de criar pontes, manter abertos os canais de negociação e gerar oportunidades concretas de negócio. “Japão e China são destinos estratégicos para a economia brasileira e para o Nordeste, em especial. Queremos não apenas abrir novos mercados, mas também trazer experiências e soluções que inspirem e transformem nossos negócios, fortalecendo nossa competitividade e sustentabilidade. É com esse espírito que vamos representar Pernambuco e o Nordeste”, concluiu.
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa
Luis Souza