Recife e Fundação Gol de Letra firmam parceria para capacitação de profissionais do esporte

Com presença do ex-jogador Raí, parceria fortalece formação cidadã e qualificação de profissionais nas comunidades do Compaz

A Prefeitura do Recife e a Fundação Gol de Letra firmaram, nesta segunda-feira (13), um acordo de cooperação para a realização da terceira edição do Projeto Jogo Aberto Brasil no Recife. Coordenado pela Fundação, o projeto aposta fortemente na educação e no esporte como fontes primárias para a aprendizagem e o exercício da cidadania. O ex-jogador de futebol Raí veio ao Recife para formalizar a parceria, durante evento realizado no Compaz Dom Helder Câmara, na Comunidade do Coque, bairro de Joana Bezerra. Raí, que é diretor executivo da Fundação, tornou-se ídolo da torcida brasileira com a conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994. A cooperação é fruto de articulação feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e conta com a participação direta das Secretarias de Esportes e de Cidadania e Cultura de Paz.

“A Fundação Gol de Letra está firmando um acordo hoje com a Prefeitura para lançar o programa Jogo Aberto, que vai para a terceira edição. Com isso, vamos mais uma vez fazer um ciclo exitoso, tendo como foco principal a formação de professores e professoras da nossa rede, oferecendo um modelo de capacitação que impacte os alunos que irão passar por eles. Contamos com o craque Raí, que está liderando este projeto e fazendo bem feito no futebol e na cidadania. É muito importante essa parceria para promover o bem comum, poder transformar a vida das pessoas através do esporte e da educação, mostrando o que realmente é bom”, afirmou o prefeito João Campos.

O Projeto Jogo Aberto Brasil fará a formação de 100 profissionais vinculados à Secretaria de Esportes e ao Compaz. Serão dois grupos que receberão aulas teóricas e práticas entre os dias 13 e 17 de outubro. Além da equipe de especialistas da Fundação Gol de Letra, os participantes receberão certificados e estarão aptos a se tornarem multiplicadores da metodologia e dos conteúdos aplicados, contribuindo para que crianças e jovens exerçam a cidadania por meio do esporte e da educação.

“É uma honra estar aqui com vocês. O programa se chama Gol de Letra por ser o esporte pela educação. Temos os atletas de ponta, as competições, mas o esporte é transversal, assim como o Compaz, atingindo a sociedade como um todo. Parcerias como essa que estamos fazendo hoje são de grande importância para nossas crianças, profissionais da área e para a educação. Agradeço ao prefeito e aos secretários por esta oportunidade”, destacou Raí Souza, ex-jogador e diretor executivo da Fundação Gol de Letra.

“Oportunizar — essa é a palavra-chave que define bem esse tipo de articulação tão importante para a nossa cidade, para nossos profissionais e para nossas crianças e jovens. Por meio da aprendizagem e da sua multiplicação na base, a gente oportuniza acesso ao conhecimento. A Fundação Gol de Letra chega para reforçar o time da Prefeitura do Recife que já está em campo fazendo um trabalho de excelência dentro das ações da Secretaria de Esportes e no Compaz. A SDEC chega como catalisadora desse tipo de iniciativa para dar suporte à qualificação desses profissionais”, pontuou Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Para Túlio Arruda, secretário de Cidadania e Cultura de Paz, a iniciativa consolida o propósito da Rede Compaz de promover cidadania por meio da educação e do esporte. “O Compaz nasceu para transformar realidades, e parcerias como esta potencializam o trabalho já desenvolvido. Ao investir na formação dos nossos profissionais, multiplicamos conhecimento e criamos novas possibilidades para crianças e jovens das comunidades”, destacou.

Participarão da terceira fase do Projeto Jogo Aberto Brasil profissionais das áreas de Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Gestão Socioeducativa. A iniciativa visa promover a integração entre escola, família e sociedade, ao mesmo tempo em que oferece capacitação a profissionais por meio de uma formação pautada em conceitos modernos de Educação Integral, Esporte Educacional e Dupla Proteção, garantindo uma atuação conjunta e permanente entre a educação e a assistência social.

Eriberto Filho, secretário de Esportes, destacou a importância da parceria. “A parceria com a Fundação Gol de Letra é muito importante para o Recife. Ela fortalece e capacita, de forma ainda mais específica, a nossa rede de profissionais, deixando o trabalho com mais qualidade técnica. Quando a gente investe na formação de quem faz o esporte na ponta, a gente garante resultados melhores e um impacto ainda maior na vida das pessoas.”

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *