Dia Internacional para Redução de Riscos de Desastres tem simulado para mulheres no Caçote
Ação, liderada por 21 mulheres da comunidade, simulou uma evacuação, reforçando o protagonismo feminino na gestão comunitária de riscos e emergências. Também foram construídas a rota de fuga e o plano de contingência comunitário, instrumentos fundamentais para garantir a segurança e a preparação da população local em situações de risco
Como parte do Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres, a Prefeitura do Recife, através do programa Promorar, realizou, nesta segunda-feira (13), um simulado de evacuação no bairro do Caçote, contemplando a Bacia do Tejipió. A atividade integrou a formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Mulheres, (NUPDEC Mulheres), uma ação conjunta que congrega diversas secretarias e órgãos municipais, como Defesa Civil, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde e o SAMU.
O simulado teve início às 7h como parte do Circuito Urbano da ONU-Habitat, iniciativa global que promove práticas sustentáveis e seguras em áreas urbanas. A ação de evacuação foi liderada pelas 21 mulheres que participam da capacitação, reforçando o protagonismo feminino na gestão comunitária de riscos e emergências. Durante a atividade também foram construídas a rota de fuga e o plano de contingência comunitário, instrumentos fundamentais para garantir a segurança e a preparação da população local em situações de risco.
O cronograma do NUPDEC Mulheres 2025.2 teve início em setembro, com a oficina “Mudança Climática e os Impactos para Desastres”, realizada na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A formação reuniu oficinas temáticas sobre clima, gênero e resiliência. As atividades da formação abordou temas como perspectiva de gênero frente a situações de desastres; suporte psicológico em casos de emergências; racismo ambiental; primeiros socorros.
O encerramento da formação do NUPDEC Mulheres acontece nesta terça-feira (14), às 13h30, também na UNICAP, com a formatura das participantes.
Fotos: Divulgação
Imprensa ProMAR