Duas novas carretas em Recife (PE) e Santana do Ipanema (AL) aumentam para 31 o número de unidades de atendimento móvel no país
Programa do governo federal leva atendimento de saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia para municípios de 22 unidades federativas
O governo federal lançou mais duas carretas do programa Agora Tem Especialistas, totalizando 31 unidades em funcionamento em municípios de 21 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. Em Pernambuco, a população de Recife já pode contar com consultas e exames voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero na carreta de saúde da mulher, que chegou nesta sexta-feira (7) à capital. Amanhã (8), será a vez de Santana do Ipanema (AL), que iniciará a oferta de serviços de saúde em uma carreta com foco em exames de imagem.
“Estamos com entregas muito importantes do Agora Tem Especialistas em Recife para atingir nosso objetivo principal: destravar processos no SUS e reduzir o tempo de espera de pacientes por atendimentos e procedimentos especializados na rede pública da capital pernambucana. As mulheres atendidas na carreta da Saúde da Mulher seguem a ordem da regulação do SUS no município”, explicou o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Na capital pernambucana e nas demais cidades, o encaminhamento e agendamento dos pacientes do SUS para atendimento especializado nas carretas do governo federal são realizados pelas secretarias municipais ou estaduais de saúde. Cada unidade deve permanecer por pelo menos 30 dias em cada localidade, a fim de garantir a continuidade do cuidado e reduzir o tempo de espera no SUS, objetivo do programa do governo federal.
Ofertadas pelo Ministério da Saúde e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), as carretas do Agora Tem Especialistas estão localizadas em regiões com vazios assistenciais, como locais de difícil acesso e com pouca estrutura de saúde, além de cidades-polo.
Procedimentos ofertados
Todas as carretas do Agora Tem Especialistas são estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, que contam com médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado.
As carretas de saúde da mulher oferecem procedimentos como mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, além de punção de mama por agulha grossa, biópsia ou exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Já para rastreamento e diagnóstico do câncer de colo do útero, realizam colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos.
Para a saúde ginecológica em geral, as mulheres têm acesso a ultrassonografia transvaginal e pélvica, além de consultas médicas especializadas e teleconsultas. As carretas de exames de imagem realizam procedimentos como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e as de oftalmologia, serviços de saúde como exames diagnósticos e realização de cirurgias de catarata.
As carretas do programa Agora Tem Especialistas estão atendendo os pacientes do SUS nestes municípios: Rio Branco (AC), Humaitá (AM), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Garanhuns (PE), Japeri (RJ), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR), Porto Velho (RO), Arapiraca (AL), Brasília (DF), Abaetetuba (PA), Floriano (PI), Pelotas (RS), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro/Morro do Alemão (RJ), além de Recife (PE) e Santana do Ipanema (AL).
Foto: divulgação/MS
Alessandra Barbarini
Ministério da Saúde
