Alunos de São Lourenço da Mata participam de palestra sobre perigos do “surf” e “amorcegamento” nos ônibus

Com objetivo de combater a prática descontrolada de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus na cidade de São Loureço da Mata, Região Metropolitana do Recife – RMR, principalmente entre os jovens, o Governo do Estado, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, dando continuidade a campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, realizou palestra na Escola Municipal Senador José Ermírio De Moraes, ontem (03), para 207 alunos do ensino médio e fundamental com idade entre 12 e 17 anos, com foco principal de fazer com que os estudantes tenham conhecimento sobre o uso correto do Sistema de Transporte Público, além de boas práticas que garantam a segurança no uso do transporte público. Participaram também do evento, o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de São Lourenço da Mata, Rinaldo Alves, e a Ouvidora do CTM, Caroline Melo.

Em uma conversa dinâmica com os estudantes, o palestrante Marcos Petrônio, educador do CTM, ressaltou a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus traz, além de abordar a mobilidade de forma lúdica, utilizando como base as disciplinas ensinadas no ensino fundamental e médio. “Nosso foco é conscientizar esses jovens que essa prática não é um esporte, e sim, extremamente perigosa, colocando sua vida em risco. Além disso, com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema”.

Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, destaca a importância da denúncia, quando constatar essa prática, através dos canais de atendimento. “Estamos mapeando quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato, chegando junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem. São ações que colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus. O nosso foco é salvar vidas”.

Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.

As instituições de ensino que queiram levar a palestra aos seus alunos, devem solicitar através do email: educacao@granderecife.pe.gov.br contendo as seguintes informações:

  • Instituição de Ensino;

  • Tema da Palestra;

  • Número de Participantes e faixa etária;

  • Data, Local e Horário;

  • Nome e telefone para contato;

  • Recursos disponíveis – multimídia.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (81) 3182.5518 ou (81) 3182.5511.

Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio de Transportes

Assessoria de Imprensa-Jô Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *