5 de agosto, Dia Nacional da Saúde: saiba os passos para sair da obesidade

 

Especialista destaca estratégias para se manter motivado no processo de emagrecimento

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Como forma de conscientizar e reforçar sobre a importância de manter um estilo de vida mais saudável, que no dia 5 de agosto foi criado o Dia Nacional da Saúde, instituído por meio da Lei a Lei nº 5.352/1.967.

De acordo com o Mapa da Obesidade, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, a estimativa é que em 2025, 2,3 bilhões de adultos no mundo estarão acima do peso. No Brasil, segundo dados de um estudo organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, 48% da população com mais 18 anos, poderá ser obesa e 27% estará com excesso de peso.

Sair da obesidade requer que alguns passos sejam dados. O primeiro é reconhecer a doença e começar a cultivar bons hábitos que podem ser feitos com dieta, unido a prática regular de exercícios físicos e, em alguns casos, até com o uso de remédios indicados pelo médico para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar.

A nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, explica quais estratégias tomar para se manter motivado no processo de emagrecimento. “Procurar profissionais adequados para ajudar na organização dos objetivos, acreditar na capacidade, anotar tudo o que come, encontrar alguém para acompanhar e ajudar, evitar locais onde possa sair da dieta, fazer atividade física regularmente”, destaca.

A especialista ainda informa como uma pessoa que deseja emagrecer pode melhorar a sua relação com a comida e evitar a compulsividade alimentar. “Procure o motivo que você come descontroladamente. Seja sincero com você mesmo, o porquê você come demais, evite a regra de comer de 3 em 3 horas, aprenda a beber muita água, tire da sua alimentação alimentos industrializados, pratique atividade física. Deixe de lado a mentalidade da dieta, reconheça os sinais de fome e saciedade com a atenção plena. Por fim, coma com prazer, tenha um olhar neutro em relação aos alimentos, aprenda a lidar com as emoções sem usar a comida e não julgue seu prato ou o dos outros, procure ajuda profissional”, enfatiza.

 

Assessoria de Imprensa – Alyne Monyque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *